Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/30232
Título: | Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações |
Autor: | Galvão, Cecília Freire, Sofia Faria, Cláudia Baptista, Mónica Reis, Pedro |
Palavras-chave: | Currículo de ciências físicas e naturais Avaliação curricular Literacia científica Cidadania |
Data: | Out-2017 |
Editora: | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
Citação: | Galvão, C., Freire, S., Faria, C., Baptista, M., & Reis, P. (2017). Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
Relatório da Série N.º: | Estudos e ensaios; |
Resumo: | O livro decorre do Projeto Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/102789/2008) e inclui os resultados obtidos por vários estudos desenvolvidos. Trata-se de um estudo de avaliação, processo pouco corrente em Portugal. Passada mais de uma década do currículo das Ciências Físicas e Naturais ter sido introduzido no país, importa conhecer qual a interpretação do currículo pelos diferentes agentes educativos, como forma de dar um sentido aos resultados obtidos pelos alunos e às aprendizagens por eles realizadas. Qual o nível de penetração das ideias curriculares ao nível de professores e de autores dos manuais escolares? Como vivem os alunos esse currículo e que efeito teve o currículo na sua aprendizagem? Para tal, desenvolvemos um conjunto variado de estudos, com focos, objetivos e métodos diferentes. Os resultados permitem-nos perceber que o currículo das CFN não foi compreendido por grande parte dos professores nem por autores dos manuais escolares. As práticas mantiveram-se, na sua maioria, como eram antes, apesar da terminologia nova ter sido adotada e utilizada. Estes resultados permitem-nos elaborar algumas recomendações a editores de manuais escolares, instituições de formação de professores, decisores de política educativa e professores. Permitem-nos, além disso, contribuir para a compreensão da educação em Portugal, especialmente a de natureza curricular, podendo iluminar um caminho de melhor atuação na área das ciências. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/30232 |
ISBN: | 978-989-8753-39-7 |
Versão do Editor: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/avaliacao-curriculo-ciencias-fisicas-e-naturais-percursos-interpretacoes |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao_curriculo-final.pdf | 9,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Avaliacao do Curriculo das Ciencias Fisicas e Naturais_ PSofia Freire, Claudia Faria, Monica Baptista e Pedro Reis.epub | 2,03 MB | Adobe Digital Editions | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.