Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29234
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage418pt_PT
degois.publication.lastPage436pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performancept_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academicopt_PT
dc.contributor.authorBorges, Genoveva A.-
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques-
dc.date.accessioned2017-10-10T13:44:02Z-
dc.date.available2017-10-10T13:44:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBorges, G., & Veiga, F. H. (2016). Envolvimento de educadores de infância angolanos: Adaptação da Utrecht work engagement scale e da escala de representações dos professores acerca dos comportamentos de cidadania docente. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education - Motivation for academic performance (pp. 418-436). Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/29234-
dc.description.abstractO envolvimento dos educadores de infância tem-se tornado essencial numa época, em que tanto a procura quanto a oferta de serviços de assistência à primeira infância é muito elevada. Por forma a caracterizar o envolvimento dos educadores de infância em efetivo serviço em infantários da rede pública e privada de três províncias de Angola (Benguela, Kuanza-sul e Luanda), foi aplicada uma metodologia que inclui a Utrecht Work Engagement Scale (UWES), na sua adaptação portuguesa (Angst, Benevides- Pereira & Porto-Martins, 2009; Frade, 2015) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos seus Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID), de Rego (2001), com posteriores estudos de adaptação de Gonçalves e Veiga (2006), e de Fonseca (2009). O trabalho aqui descrito pretende apresentar o processo de validação das escalas utilizadas, denominadas Escala de Avaliação do Envolvimento de Educadores de Infância (EAE-EI1) e Escala de Avaliação do Envolvimento de Educadores de Infância – Comportamento (EAE-EI2), depois da sua aplicação a uma amostra de 198 educadores de infância. O estudo psicométrico das escalas abrangeu a análise fatorial de componentes principais com rotação varimax e a determinação dos coeficientes de fiabilidade. Destacam-se as dimensões vigor, dedicação (ViDe) e absorção (Abso) com uma variância total explicada de 55,96%, e a interpessoalidade (Inter) e consciência pedagógica e participação (CoPart) com uma variância total explicada de 71,97%. A validade externa das escalas foi também avaliada, tendo-se verificado importantes associações, destacando-se a correlação entre as dimensões ViDe e Inter. As análises apresentadas revelaram-se sólidas, realçando as qualidades das escalas e a sua utilidade para a pesquisa no âmbito da educação, destacando-se a aplicação ao contexto dos educadores de infância angolanos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnvolvimento de educadores de infânciapt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectEscalas de avaliaçãopt_PT
dc.subjectValidaçãopt_PT
dc.titleEnvolvimento de educadores de infância angolanos: Adaptação da Utrecht Work Engagement Scale e da escala de representações dos professores acerca dos comportamentos de cidadania docentept_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-book_418-436.pdf249,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.