Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/2815
Título: | Formação inicial de professores e tecnologias |
Autor: | Silva, Fátima Miranda, Guilhermina Lobato |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores Tecnologias Ano de Estágio |
Data: | 2005 |
Citação: | Silva, F. e Miranda, G. L.(2005). Formação Inicial de Professores e Tecnologias. Actas Challenges 2005 – IV Conferência Internacional em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 593-606). Braga: Centro de Competências Séc. XXI da Universidade do Minho. |
Resumo: | A Formação Inicial de Professores é um dos pontos para onde convergem inevitavelmente as questões sobre a vida escolar. Nela deveriam lançar-se os alicerces para a construção do perfil do professor necessário a cada sistema de ensino, de acordo com o contexto e as características específicas de cada sociedade. É neste sentido que este artigo, fundamentado nos resultados obtidos na investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na área de Tecnologias da Educação, aborda a Formação Inicial de Professores. Pretende-se, por um lado, reflectir sobre a sua importância na construção da profissionalidade docente integrada na hoje chamada "Sociedade da Aprendizagem", por outro lado, este trabalho tem como objectivo analisar a ligação entre os saberes formais no domínio das tecnologias adquiridos em instituições de ensino superior e o início da actividade docente. Tratando-se de um estudo exploratório, cujo público-alvo foram 501 estagiários dos cursos do Ramo Educacional e das Licenciaturas em Ensino, colocados no ano escolar de 2002-2003 em Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da área geográfica da Direcção Regional de Educação de Lisboa, construíram-se instrumentos de recolha de dados (entrevistas e questionário), fundamentados pela revisão da literatura e pela análise da legislação, que possibilitassem identificar os seus conhecimentos em tecnologias e as fontes desses conhecimentos, a utilização que fazem dos recursos tecnológicos, os motivos que as fundamentam e as suas percepções sobre a adequação das tecnologias ao ensino e à aprendizagem. Os resultados obtidos espelham, assim, o estádio em que se encontra a utilização das tecnologias na Formação Inicial de professores, sendo aqui complementados com conclusões de outros estudos realizados sobre o mesmo tema. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/2815 |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação Inicial Tecnologias Fátima.Guilhermina.2005.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.