Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27958
Título: A expressão do graffiti : da motivação à conceção plástica
Autor: Afonso, Salomé Ferreira
Orientador: Trindade, António de Oriol, 1967-
Palavras-chave: Street art
Graffiti
Educação artistica
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e ensino secundário tem como tema “A expressão do graffiti: da motivação à conceção plástica” compondo-se pela reflexão feita sobre a prática de ensino supervisionada na disciplina de Desenho A, com a turma do Curso Geral de Artes Visuais do 11º ano, na Escola Secundária Emídio Navarro em Almada. Para a realização do estudo aqui apresentado, foi analisada a turma em questão, durante o ano letivo 2013/2014, no decorrer do seu 10º ano de escolaridade e identificada uma problemática para estudo. Feito um levantamento sobre as competências base dos alunos, as suas motivações e as suas características socioeconómicas, caracterizou-se como principal problemática a que surgia da falta de motivação em trabalhar determinados materiais e técnicas de forma académica e mimética com as quais não se sentiam identificados. O contexto urbano onde estes alunos se inseriam e a sua cultura visual foram por isso fundamentais na escolha do tema deste estudo, tendo deste modo como principal objetivo, a identificação dos alunos com a obra artística e sucessivamente a estimulação da sua curiosidade por forma a motivar a aprendizagem de novas técnicas e materiais. Deste modo, foi incentivada a experimentação de diversas técnicas que compõem a arte do Graffiti e estudado o cânone do rosto humano através da observação do seu próprio rosto recorrendo à técnica do stencil. Como estratégia de ensino foi estimulada a tertúlia e troca de conhecimentos após alguma investigação sobre street art, foi criado um Pinterest de turma, uma rede social de partilha e arquivo de imagens onde os alunos puderam criar o seu próprio banco de imagens sobre street art e foi promovida a pintura fora da sala de aula, adotando um caracter mais experimentalista e informal. O período de estudo balizou-se durante a Unidade Temática “Desenho do rosto” com a duração de onze blocos de aulas, de 45 minutos cada um, embora tenha existido um acompanhamento da turma pré e pós lecionamento desta unidade, com o desenvolvimento de outras atividades sobre a arte do Graffiti ao longo do presente ano letivo. Com esta reflexão pretende-se trazer a street art para o meio da educação artística como ferramenta pedagógica e gerador motivacional, de cultura e ideias.
This report was developed within the scope of the Master’s Program in Visual Arts Education for school stages 7 th through 9 th grade and 10 th through 12 th grade under the theme “The expression of graffiti: from motivation to plastic and visual conception” and is composed of the reflection carried out regarding the supervised praxis of teaching in the subject of Drawing A, with the 11th grade class of the High School Course in Visual Arts, at Escola Secundária Emídio Navarro [High School Emídio Navarro] in Almada. To conduct this study the aforementioned class was analysed throughout the school year of 2013/2014, during the course of the students’ 10th grade, and a topic for research was identified. After carrying out a survey of the students’ base-skills, of their motivations and their socio-economic characteristics, it was established as the main issue that which arose from the lack of motivation when it came to working with specific materials and employing specific techniques in academic and mimetic form when the students do not relate to them. The urban context that makes up these students’ setting and the students’ visual culture were therefore paramount in the choosing of this study’s topic. As such, the main purpose of the study was to foster the identification of the students with the art piece and, subsequently, to stimulate their curiosity in such a way as to motivate learning of new techniques and materials. Experimenting with the various techniques that make up Graffiti art was therefore encouraged, along with the study of the canon of the human face through the observation of the students’ own face, by resorting to a stencil technique. Lively debate was cultivated as a teaching strategy, as well as an exchange of knowledge after some research on street art, and a class Pinterest was created, a social network of image sharing and filing, through which students were able to create their own image bank on street art. Painting outside of a class environment was also promoted, which took on a more experimentalist and informal character. This study took place within the timeframe of the Subject Module “Face Drawing”, standing at eleven class sessions, 45 minutes each, and there was follow-up work with the class before and after teaching this module, in which other Graffiti art related activities were developed throughout th current school year. This reflection intends to bring street art into the midst of artistic education, as a teaching tool and a generator of motivation, culture and ideas.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/27958
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051340_tm_tese.pdf9,93 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie051340_tm_anexos.pdf40,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.