Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27870
Título: "Há desastres em todo o lado". Uma análise de representações de riscos e catástrofes em desenhos ilustrados por crianças
Autor: Rowland, Jussara
Delicado, Ana
Almeida, Ana Nunes de
Schmidt, Luísa
Fonseca, Susana
Palavras-chave: Catástrofes
Representações
Crianças
Métodos qualitativos
Data: 2017
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Rowland, Jussara, Delicado, Ana, Almeida, Ana Nunes de, Schmidt, Luísa, Fonseca, Susana (2017). "Há desastres em todo o lado". Uma análise de representações de riscos e catástrofes em desenhos ilustrados por crianças. In Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia
Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar uma análise visual das múltiplas conceções sobre riscos e catástrofes de crianças entre os 10 e os 12 anos, a partir de 123 desenhos obtidos numa atividade que teve como objetivo a seleção de um desenho para a criação do logótipo do projeto CUIDAR Culturas de Resiliência e Catástrofes entre Crianças e Jovens, financiado pelo programa Horizon 2020. A utilização do desenho como metodologia de investigação com crianças tem vindo a ser crescentemente valorizada, uma vez que pode constituir uma ferramenta para a avaliação das perspetivas das crianças, permitindo captar outras facetas das suas experiências, proporcionando maior autonomia, naturalidade e espontaneidade na expressão infantil. Os desenhos têm também sido utilizados como instrumentos analíticos ou descritivos, sendo que neste segundo caso as ilustrações produzidas pelas crianças são utilizadas como base para entender perceções individuais sobre determinadas ideias ou fenómenos, com o objetivo de avaliar a existência e prevalência de determinadas imagens estandardizadas presentes no imaginário infantil.
The purpose of this paper is to present a visual analysis of the multiple conceptions about risks and disasters that children between 10 and 12 years old hold. It is based on 123 drawings acquired through an activity in schools aimed at designing the logo of the project CUIDAR Cultures of Disaster Resilience among Children and Young People, funded by the Horizon 2020 Programme. Drawings as a research tool is increasingly being used for working with children, since it can access children’s perspectives, capturing different aspects of their experiences and providing more autonomy, naturalism and spontaneity in the expression of young ones. Drawings have been used as analytical or descriptive tools. In the later, drawings done by children are used as a basis for understanding individual perspectives about certain ideas or phenomena, aiming to assess the existence and frequency of certain standardised images in children’s imaginaries.
URI: http://hdl.handle.net/10451/27870
ISBN: 978-989-97981-3-7
Versão do Editor: http://www.aps.pt/ix_congresso/actas/actas
Aparece nas colecções:ICS - Outras Publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_Desastres_A.pdf985,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.