Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/26641
Título: Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
Autor: Pedro, N.
Monteiro, João
Fonte, Magda
Palavras-chave: Ensino superior
E-learning
Inovação pedagógica
Data: 2015
Editora: Ministério da Educação e Ciência
Citação: Pedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
Resumo: O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/26641
ISBN: 978-972-729-087-1
Versão do Editor: http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/docs/documento.pdf
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovacao_Pedagogica_em_e-Learning.pdf5,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.