Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/26641
Título: | Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
Autor: | Pedro, N. Monteiro, João Fonte, Magda |
Palavras-chave: | Ensino superior E-learning Inovação pedagógica |
Data: | 2015 |
Editora: | Ministério da Educação e Ciência |
Citação: | Pedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. |
Resumo: | O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/26641 |
ISBN: | 978-972-729-087-1 |
Versão do Editor: | http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/docs/documento.pdf |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovacao_Pedagogica_em_e-Learning.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.