Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/26446
Título: | Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em e-learning no ensino pós-graduado |
Autor: | Lemos, Susana Pedro, N. |
Palavras-chave: | E-learning Ensino superior Estudantes Expetativas Satisfação |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas |
Citação: | Lemos, S., & Pedro, N. (2013). Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em e-learning no ensino pós-graduado. ETD - Educação Temática Digital, 15(1), 107-126. |
Resumo: | No presente estudo procurou-se recolher dados relevantes decorrentes da experiência de estudantes que frequentaram um curso pós-graduado em e-learning, na área da educação. O estudo explora a relação entre as expectativas dos estudantes e os seus níveis de satisfação num curso de Mestrado desenvolvido em 2010- 2012. Procurou-se conhecer os motivos da opção dos estudantes pelo curso em e-learning, assim como caracterizar os seus níveis de expectativas iniciais e de satisfação. Procurou-se igualmente apurar os níveis de satisfação relativos aos itens que compõe cada dimensão e verificar como estas dimensões se relacionam entre si. Assumindo-se uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo teve como participantes o grupo de estudantes que frequentou o curso em análise, aos quais foram aplicados dois questionários (no início e no final do curso). A análise dos dados foi realizada numa perspetiva multidimensional, considerando 9 dimensões: design e currículo do curso; coordenação; corpo docente e tutores; conteúdos programáticos; materiais disponibilizados; metodologias de trabalho; sistema de avaliação; serviços de apoio e infraestruturas tecnológicas. Os níveis de expetativas e de satisfação dos estudantes revelaram-se francamente favoráveis e indicadores de uma positiva experiência no curso. Reconhece-se que as diferentes dimensões se correlacionam entre si, com implicações diferenciadas nas estratégias de aperfeiçoamento, assim como se entende que esta investigação permite contribuir para a promoção da qualidade e do sucesso das iniciativas de e-learning no Ensino Superior. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/26446 |
ISSN: | 1676-2592 |
Versão do Editor: | http://ojs.fe.unicamp.br/ged/index.php/etd/article/view/3032 |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Expectativas_e_satisfacao_dos_estudantes_em_cursos_em_E-learning_no_ensino_pos-graduado.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.