Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/26350
Título: | The Walking Dead : estranhamente familiar |
Autor: | Almeida, Diogo Filipe Serras de |
Orientador: | Cid, Teresa Duarte, José |
Palavras-chave: | Zombis - No cinema Zombis - Na literatura Kirkman, Robert, 1978-.... The walking dead - Adaptações televisivas The walking dead (Série televisiva) Filmes de zombis - História e crítica Cultura popular - Estados Unidos - séc.21 Teses de mestrado - 2016 |
Data de Defesa: | 15-Dez-2016 |
Resumo: | A presente dissertação pretende fazer uma análise aprofundada da figura do zombie, desde a sua origem como um elemento cultural e religioso encontrado primeiramente nos cultos e mitos de povos autóctones do Haiti até aos tempos modernos, onde está presente em diversas representações da cultura popular. Presta-se especial atenção à influência que esta figura teve nos Estados Unidos da América ao longo de todo o século XX e até aos dias de hoje, em particular a nível cinematográfico e televisivo.
Partindo de uma análise da problemática envolvida com as origens do próprio conceito de zombie e das suas raízes na cultura africana dos povos Bantu, explora-se a identidade do zombie dentro do contexto haitiano onde este existe como uma figura ligada ao pós-colonialismo e à hegemonia cultural a que o povo haitiano foi submetido, e analisa-se o processo que aquele atravessou até se tornar um dos principais monstros dos séculos XX e XXI. O zombie existirá principalmente através do cinema, e é no grande ecrã que vai evoluir ao longo do século XX, acompanhando os medos e ansiedades relevantes para a cultura em que se desenvolve e espelhando os males da sociedade através de narrativas fantásticas, que frequentemente focam mais falhas inerentes à natureza humana do que os próprios zombies, algo especialmente presente nas obras do realizador George Romero, considerado o criador do zombie moderno.
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 provocam uma mudança na imagem do zombie no ecrã, que vai ser usado como metáfora para os novos medos que surgem do sentido de insegurança próprio do século XXI. Assim, o zombie moderno é analisado tendo em conta várias obras cinematográficas recentes, com especial atenção dada à série televisiva The Walking Dead (Frank Darabont, 2010), o principal objecto de análise desta dissertação. A popularidade, a aceitação crítica e o sucesso comercial como a mais bem-sucedida série de zombies de todos os tempos permitem olhar para The Walking Dead como uma obra relevante não só do sub-género zombie, como também enquanto objecto cultural que explora os receios e angústias de uma sociedade que enfrenta diferentes desafios. This dissertation aims at doing an in-depth analysis of the zombie, from its origin as a cultural and religious element found primarily in the cults and myths of native Haiti through the modern times, where it is present in several representations of popular culture. Special attention will be given to the influence that this character has had in the United States of America throughout all the twentieth century until today. Starting with an analysis of the origins of the concept of zombie and its roots in the African culture of the Bantu, I explore the figure of the zombie within the Haitian context where it was created as a connection to post-colonialism and the cultural hegemony that the Haitian people have been submitted to. Moreover, I further analyze the process which the zombie has undergone until it became one of the main movie monsters in the twentieth and twenty-first centuries. The zombie is a cinematic figure par excellence, and it is in the big screen that it will evolve throughout the twentieth century, where it will be used to represent the fears and anxieties of society. Zombie narratives, however, are more about the inherent flaws of human nature than about zombies, something especially relevant in the works of the director George Romero, considered the father of the modern zombie. The terrorist attacks of September 11, 2001 changed the image of the zombie on screen, which will be used as a metaphor for the new fears arising within the context of the twenty-first century’s general sense of insecurity. Therefore, this study focuses on the modern zombie, taking into account several recent films, and paying special attention to the first season of the television series The Walking Dead (Frank Darabont, 2010) the main object of analysis of this dissertation. The popularity, positive critiques, and commercial success as the most successful zombie series ever allow us to look at The Walking Dead as a relevant work not only of the zombie subgenre, but also as a relevant cultural object that explores the fears and anxieties of a society now facing different challenges. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/26350 |
Designação: | Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos, especialidade em Estudos de Cultura |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfl220138_tm.pdf | 960,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.