Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/26051
Título: | As imagens da Paixão de Cristo da Procissão do Triunfo, das veneráveis Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo no Brasil e seus antecedentes portugueses |
Autor: | Justiniano, Fátima Auxiliadora de Souza |
Orientador: | Serrão, Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de |
Palavras-chave: | Jesus Cristo - Paixão - Na arte Arte cristã Procissões - Portugal Procissões - Brasil Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Brasil) - História Teses de doutoramento - 2016 |
Data de Defesa: | 26-Jul-2016 |
Resumo: | A presente pesquisa busca entender o programa iconográfico desenvolvido nas igrejas das Veneráveis Ordens Terceiras do Carmo, do Brasil, a partir dos sete Passos da Paixão de Cristo: Cristo no Horto, Cristo da Prisão, Cristo da Flagelação, Cristo da Coroação de espinhos, Ecce Homo, Senhor dos Passos e Cristo Crucificado. Trata-se, portanto, de estudar as sete esculturas devocionais dos diferentes momentos da Paixão de Cristo, que cumpriam uma dupla função: participar do programa iconográfico das igrejas brasileiras e da Procissão do Triunfo, realizada pelos irmãos terceiros carmelitas, nos séculos XVII e XVIII. Essa procissão fechava o tempo da Quaresma, aberto pelos irmãos leigos franciscanos, com a Procissão das Cinzas.
Tem ainda como objetivo tecer considerações sobre a Ordem de Nossa Senhora do Carmo, Antiga Observância e Descalços, partindo da origem no Monte Carmelo, na Palestina, a sua introdução no território português e, a partir do século XVI, a sua instalação no Brasil. A seguir, determinar a origem das Ordens Terceiras do Carmo, como reflexo da sociedade da Península Ibérica, e o envolvimento dos leigos na encomenda e confecção dos seus altares e na própria construção das suas Igrejas. Buscou-se também valorar a importância das procissões na religiosidade popular e, em particular, da Procissão do Triunfo, com a devoção aos Passos da Paixão de Cristo, pelos irmãos leigos carmelitas, principal festividade da Ordem Terceira.
O tema da Paixão de Cristo ganhou importância no final da Idade Média, a partir da espiritualidade desenvolvida pelas ordens mendicantes e pela Devotio Moderna, que certamente favoreceu o desenvolvimento de um forte caráter narrativo nas cenas retratadas nas igrejas carmelitas. Procurou-se, então, relacionar as esculturas às respectivas fontes textuais e imagéticas que pudessem ter servido de fonte de inspiração, principalmente a partir do século XV, com as novas tecnologias de reprodução gráfica.
Por fim, pretendeu-se estudar as esculturas a partir das leituras cabíveis à História da Arte: técnica, iconográfica e estilística. O acervo foi inventariado e fotografado em fichas de inventário, tornando-se o volume II desta tese. A partir da inventariação, as esculturas foram agrupadas e estudadas entre si e comparativamente a similares de outras igrejas, a partir das características que apresentavam, tentando enquadrá-las nos estilos de época: barroco e rococó, com alguns exemplares alcançando o neoclassicismo, de princípios do século XIX. The present research seeks to understand the iconographic program developed at the churches of the Venerable Third Orders of Carmo in Brazil, focused on the seven Steps of Christ’s Passion: Christ at the Garden of Olives, Christ Imprisioned, Christ Whipped, Christ Crowned with Thorns, Ecce Homo, Lord of Steps and Crucified. Therefore, the work deals with studying the seven liturgical sculptures of the different moments of Christ’s Passion, which bore a double role: participating in the iconographic program of Brazilian churches and in the Procession of Thriumph, developed by the Third Order of Carmelite brothers in the 17th and 18th centuries. That Procession closed the Lent season, opened by the lay Franciscan brothers with the Procession of Ashes. This study also aims at establishing insights on the Order of Our Lady of Carmo, formely Observance and Barefeet, starting from its origin in Mount Carmel, in Palestine, through its introduction into the Portuguese territory and, as the 16th century, its setting up in Brazil. Then it seeks to determine the origin of the Third Orders of Carmo as a reflex of the society in the Iberic Peninsula and the laymen’s envolvement in ordering and erecting their altars and in the construction of their churches itself. The research also seeks to value the importance of the processions in popular religiousness and, in particular, of the Procession of Triumph, with the devotion of the lay Carmelite brothers to the Steps of the Passion of Christ, the main festivity of the Third Order. The Passion of Christ theme became important at the end of the Middle Ages, from the spirituality developed by the Begging Orders and by Devotio Moderna, which certainly favored the development of strong narrative character in the scenes portrayed in the Carmelite churches. It seeks then to relate the sculptures to the corresponding textual and imagery sources tha could have served as inspiration, mainly from the 15th century, with the new graphic reproduction technologies. The final purpose is studying the sculptures based on applicable readings to Art History: technical, iconographic and stylistic. The colection was surveyed and photographed in very simple inventory cards, becoming the second volume of this thesis. As from inventory, the cards were grouped and studied among themselves, and comparatively, with similar ones from other churches, based on their features, attempting to fit them into the styles of the period: Baroque and Rococo, with some instances reaching the neoclassical period of the beginning of the 19th century. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/26051 |
Designação: | Doutoramento no ramo de História, na especialidade de Arte, Património e Restauro |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfl225074_td_Vol_I.pdf | 10,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ulfl225074_td_Vol_II.pdf | 16,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.