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Título: O impacto do programa integrado para o autismo (PIPA)
Autor: Lima, Cláudia Bandeira de
Afonso, Catarina
Calado, Ana Catarina
Torgal, Fernanda
Gouveia, Rosa
Nascimento, Catarina
Palavras-chave: Autismo
Programa PIPA
Intervenção multidisciplinar
Data: 2013
Editora: Universidade Lusíada
Citação: Bandeira de Lima, Cláudia, Catarina Afonso, Ana Catarina Calado, Fernanda Torgal, Rosa Gouveia & Catarina Nascimento (2014). Impacto do Programa Integrado Para o Autismo (PIPA). Revista Psicologia da Criança e do Adolescente, 5(1): 231-244.
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo é uma patologia que atinge a maioria das áreas do desenvolvimento normal de uma criança. É uma doença crónica que exige um acompanhamento ao longo da vida. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a intervenção seja iniciada o mais precoce possível, multidisciplinar e de carácter intensivo. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes criou um Programa Integrado Para o Autismo (PIPA). Trata-se de um Programa de carácter intensivo e multidisciplinar dirigido a crianças e a famílias. Objectivo: Apresentação do Programa PIPA e avaliação do seu impacto na intervenção do Autismo. Metodologia: Terapia intensiva através do Programa PIPA – programa multidisciplinar com a participação de quatro especialidades: Pediatria do Neurodesenvolvimento, Psicologia, Terapia da Fala e Psicomotricidade. O PIPA inclui intervenção directa com a criança, a família e a escola. Apresenta-se uma revisão de 21 casos que frequentaram o Programa PIPA, com resultados estatísticos de dois momentos distintos de avaliação (antes e após intervenção). Resultados: Após sete anos de aplicação, os resultados do Programa PIPA têm sido muito positivos, quer ao nível da promoção das competências pessoais de cada criança, quer ao nível da sua melhor integração familiar, educacional e social. Os resultados revelam uma diferença estatisticamente significativa no perfil cognitivo e linguístico das crianças e uma diminuição da frequência do diagnóstico da perturbação autista. Conclusão: Os resultados realçam a eficácia do Programa PIPA e da terapia de carácter intensivo na intervenção com crianças com autismo e no suporte psicológico às suas famílias. The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects many areas of children’s development. The American Academy of Pediatrics recommends that intervention should start as early as possible and should be multidisciplinary and intensive in nature.The Child Development Clinic LógicaMentes has created the Autism Integrated Program (PIPA) for intervention in ASD - a multidisciplinary and intensive Program for children and their families.Purpose: To evaluate the effect of multidisciplinary intensive therapies in intervention of autism, through the implementation of the Autism Integrated Program (PIPA). Methodology: Intensive therapy with the PIPA Program. This is a multidisciplinary intervention consisting of four specialized areas Neurodevelomental Pediatrics, Psychology, Speech and Language Therapy and Psychomotor Therapy. It includes direct intervention with the child, family and school. We reviewed 21 cases, all diagnosed with ASD (DSM-IV-TR criteria), who participated in the PIPA program. The results were analyzed statistically in two different assessment moments (before and after intervention). Results: After seven years of implementation, the results of PIPA Program have been very positive in the promotion of each child’s personal skills, and in family, educational and social integration. The results show statistically significant changes in linguistic and cognitive profile of these children and a decrease in the diagnosis of autistic disorder. Conclusion: The results highlight the efficacy of PIPA program and its intensive therapy nature in the intervention of autistic children and in the psychological support of their families.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/25890
Versão do Editor: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/1138
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