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Título: "No estudar é que está o ganho?” Comparação entre ciganos com diferentes níveis de escolaridade com base em dados do Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas
Outros títulos: “No study, no gain?” Comparison of Ciganos with different levels of education based on National Study data on Roma Communities
Autor: Candeias, Pedro
Palavras-chave: Ciganos portugueses
Educação
Desigualdade de género
Data: 2016
Editora: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Polo da Universidade do Minho
Citação: Candeias, P. (2016). "No estudar é que está o ganho?” Comparação entre ciganos com diferentes níveis de escolaridade com base em dados do Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas. Configurações, 18, pp. 27-46
Resumo: A dificuldade dos ciganos em aceder e permanecer no sistema de ensino é uma questão bem vincada na sociedade portuguesa. Este artigo tem como objetivo conhecer algumas caraterísticas que diferenciam ciganos portugueses que acederam e terminaram o ensino secundário ou o ensino superior face a dois outros grupos: com escolaridade até ao 3º ciclo do ensino básico e iletrados. Para cumprir este fim recorre-se a dados do inquérito por questionário aplicado no âmbito do Estudo Nacional Sobre as Comunidades Ciganas. São tomados como domínios de análise as caraterísticas sociodemográficas, as relações de conjugalidade com não ciganos, a integração no mercado de trabalho, as relações com a escola e as atitudes face a desigualdades de género.
The difficulty of Ciganos to access and stay in school is a recurring issue in the Portuguese society. This article aims to know some features that differentiate Portuguese Ciganos who have accessed and finished secondary education or higher education compared with two other groups: those with education up to the 3rd cycle of basic education and the illiterate. To fulfil this purpose we used data from the questionnaire survey of the National Study of Roma Communities. The domains of analysis assumed are as follows: social and demographic characteristics, the blood relationships with non-Ciganos, integration into the labour market, the relationship with the school and the attitudes towards gender inequalities.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/25641
ISSN: 1646‑5075
2182-7419
Versão do Editor: http://configuracoes.revues.org/3563
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