Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23673
Título: Pela mão das crianças: metodologias em construção
Autor: Almeida, Ana Nunes de
Carvalho, Diana
Delicado, Ana
Alves, Nuno de Almeida
Palavras-chave: Crianças
Metodologias qualitativas
Métodos visuais
Data: 2012
Editora: APS. Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Almeida, Ana Nunes, Carvalho, Diana, Delicado, Ana e Alves, Nuno de Almeida, (2012) Pela mão das crianças: metodologias em construção. Paper apresentado no VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, Crise e Reconfigurações, realizado na Universidade do Porto de 19 a 22 de Junho de 2012, pp. 1-1
Resumo: O referencial recente dos estudos sociais da infância, em que as crianças são vistas como actores competentes que contribuem activamente para a produção do seu contexto envolvente e lhe atribuem significado, tem uma tradução metodológica na investigação: darlhes voz é uma prioridade, na medida em que possuem uma perspectiva única acerca da sua condição de vida. Neste âmbito, tem-se assistido ao desenvolvimento de pesquisas e métodos inovadores de carácter inclusivo e participativo de forma a conseguir captar as experiências e perspectivas das crianças. Assim, e com referência a uma etapa do projecto “Crianças e Internet”, a decorrer no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian), pretende-se apresentar uma reflexão exploratória a propósito da utilização de metodologias qualitativas de cariz etnográfico. Foram estudadas 30 crianças residentes na Área Metropolitana de Lisboa, provenientes de meios sociais distintos, entre os 10 e os 14 anos de idade. Optou-se pela combinação de múltiplas técnicas: observação em casa e do cenário tecnológico doméstico; recolha e interpretação de fotografias e print-screens tiradas pelas crianças sobre as suas actividades no computador e na internet; e realização de focusgroups, onde as informações individualmente recolhidas foram postas à discussão do grupo. O objectivo principal é portanto, a partir destes resultados, apresentar e discutir algumas potencialidades e obstáculos das técnicas utilizadas.
The recent framework of the social studies of childhood, where children are seen as competent actors that contribute actively to the production of their surrounding context and give it meaning, has a methodological translation in research: giving them voice is a priority, as they have a unique perspective about their living conditions. In this context, we have seen the development of innovative research and methods, of an inclusive and participatory nature, in order to capture the experiences and perspectives of children. Thus, with reference to a phase of the project “Children and Internet”, in progress at the Institute of Social Sciences, University of Lisbon (funded by CalousteGulbenkian Foundation), we aim to present a critical reflection concerning the use of qualitative methodologies with ethnographic nature. 30 children living on the metropolitan area of Lisbon were studied, from different social backgrounds, aged 10 to 14. We chose a combination of multiple techniques: observation at home and of the domestic setting of technologies, a collection and interpretation of photographs and print-screen images taken by children of their activities on the computer and the internet, and the conduction of focus groups, where the information individually collected was put into panel discussion. The main objective is therefore, from these results, explore and present some potentialities and obstacles of the methods used.
URI: http://hdl.handle.net/10451/23673
ISBN: 978-989-97981-0-6
Versão do Editor: www.aps.pt/vii_congresso
Aparece nas colecções:ICS - Outras Publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_ADelicado_ANAlmeida_Pela_A.pdf645,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.