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http://hdl.handle.net/10400.5/99784
Título: | Aprender com o outro e com o lugar |
Outros títulos: | A escola como espaço de práticas pedagógicas participativas e sustentáveis num contexto de revitalização do Vale de Alcântara |
Autor: | Cascalho, Tiago Bettencourt Quadros |
Orientador: | Mateus, Nuno Miguel Feio Ribeiro Rosmaninho, Luís Augusto da Costa Álvares |
Palavras-chave: | Vale de Alcântara Sustentabilidade Educação Ambiental Pedagogia Participativa Escola |
Data de Defesa: | 8-Fev-2023 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | O Vale de Alcântara, em Lisboa, é o espelho da desconsideração das cidades pelos ecossistemas naturais do território. Vítima de um contínuo processo de modernização, o maior vale drenante da cidade encontra-se hoje demasiadamente infraestruturado. Constitui hoje uma barreira entre Lisboa e o Parque Natural de Monsanto, um desaproveitamento chocante de um território que foi outrora um vale produtivo e fértil. O investimento na educação ambiental da população, chamando à atenção para importância de preservar o meio ambiente, torna-se essencial, processo onde a arquitectura e o urbanismo são determinantes.
Este trabalho enquadra-se numa estratégia de revitalização do Vale de Alcântara, que evidencia o seu valor estrutural para a cidade. Esta intervenção restitui práticas de produção agrícola no meio urbano definindo um parque urbano produtivo ao dispor da cidade de Lisboa.
Neste Projecto Final de Mestrado, é proposta uma escola, inserida no Vale de Alcântara, cuja pedagogia é centrada em torno da consciencialização ambiental. Este tema desenvolve uma reflexão sobre o modelo pedagógico tradicional, suportado por uma relação unidirecional entre professor e aluno. A aprendizagem baseada na interação com o ambiente natural e construído requer um modelo pedagógico alternativo, cujas necessidades espaciais têm que ser respondidas pelo edifício, salientando o facto de que uma mudança educativa centrada na consciencialização ambiental não é possível sem a contribuição da arquitectura. The Alcântara Valley, in Lisbon, is the perfect example of the cities’ disregard for the territory’s natural ecosystems. Object of a continuous process of modernization, the largest draining valley in the city is currently overly constructed. Today it creates a barrier between Lisbon and the Monsanto Natural Park, a shocking misuse of a territory that was once a productive and fertile valley. Investment in the population's environmental education, drawing attention to the importance of preserving the environment, becomes essential, a process where architecture design and urbanism have a decisive role. This work presents a revitalization strategy for Alcântara Valley, which highlights its structural value for the city. This intervention restores the proximity between agricultural production practices and the urban environment, creating a productive urban park available to the city of Lisbon. In this Master's Final Project, a school is proposed, inserted in the Alcântara Valley, whose pedagogy is centered around environmental awareness. This theme opens a discussion on the traditional pedagogical system, supported by a unidirectional relationship between teacher and student. Learning based on interaction with the natural and built environment requires an alternative pedagogical system, whose spatial needs must be answered by the building design, pointing out the fact that an educational change centered on environmental awareness is impossible without the contribution of architecture. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/99784 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023 - FA - 0990039808 - Tiago Cascalho TM.pdf | 418,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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