Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99540
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.locationLisboapt_PT
dc.contributor.authorDiogo, Sílvia-
dc.date.accessioned2025-03-20T14:36:59Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationDiogo, S. C. P. (2024). Introdução à escultura clássica no cinema: De Méliès a Coppola. Colibri.pt_PT
dc.identifier.issn978-989-566-476-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/99540-
dc.description.abstractEste livro traça em linhas essenciais um breve périplo pela história do uso da escultura de inspiração clássica (predominantemente grega, mas também romana e classicizante) no cinema. A partir de um arco cronológico que começa nos finais do século XIX, este volume percorre várias obras emblemáticas da sétima arte, trazendo do plano de fundo para o primeiro plano as esculturas que as compõem. Algumas das estátuas mais excepcionais e conhecidas do grande público são a Vitória de Samotrácia, que ombreia com Audrey Hepburn em Funny Face, o Discóbolo de Míron, que se apresenta em Olympia e de Le Mépris, e a Vénus de Milo, que Isabelle soube tão bem abrigar no seu corpo em The Dreamers. As esculturas aqui revisitadas são abordadas tendo em conta um duplo trilho: entendemos conciliar a preocupação historiográfica com a aproximação metonímica e/ou metafórica, procurando manter a discussão da Meisterforschung, isto é, a obra de arte original que se insinua na reprodução e/ou simulacro patentes em toda a escultura replicada no cinema.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., No âmbito do projeto com a referência UIDB/04189/2020 – Artis – IHApt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Colibript_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04189%2F2020/PTpt_PT
dc.relation.ispartofseriesFotografia e Cinema; 7-
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEscultura e cinemapt_PT
dc.subjectMélièspt_PT
dc.subjectCoppolapt_PT
dc.titleIntrodução à escultura clássica no cinema: de Méliès a Coppolapt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.date.embargo2026-06-
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.51427/10400.5/99540-
Aparece nas colecções:ARTIS-IHA - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IntroducaoEscultura TOTAL.pdf7,61 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.