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http://hdl.handle.net/10400.5/99117
Título: | Famílias de acolhimento : será a inteligência emocional um recurso capaz de modificar a relação entre as estratégias de coping familiar e a resiliência? |
Autor: | Capela, Ana Cláudia Reis |
Orientador: | Ribeiro, Maria Teresa, 1962- |
Palavras-chave: | Acolhimento familiar Inteligência emocional Estratégias de coping Resiliência Bem-estar da criança Dissertações de mestrado - 2024 |
Data de Defesa: | 2024 |
Resumo: | O presente estudo, enquadra-se na mudança de paradigma que emergiu nas últimas décadas
em Portugal, que levou ao repensar das políticas que visam o desenvolvimento do
acolhimento familiar, reduzindo progressivamente a institucionalização de crianças e jovens.
Contudo, e apesar da sua relevância, é um tema, ainda, pouco desenvolvido na literatura
científica portuguesa. Considerando o contexto stressante e desafiante, a que as famílias de
acolhimento estão sujeitas, este estudo teve como principal objetivo analisar e compreender,
através duma abordagem positiva, qual o papel da inteligência emocional na relação entre as
estratégias de coping usadas pelas famílias de acolhimento, e a promoção da resiliência. A
amostra foi constituída por 31 indivíduos, responsáveis pelo acolhimento, e recolhida através
da plataforma Qualtrics. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, usado as
seguintes escalas: Family Crisis Oriented Personal Evalution Scales (F-COPES) (McCubbin,
et al., 1981), traduzido e adaptado para Portugal por Vaz Serra, et al., (1990); a Connor-
Davidson Resilience Scale (CD-RISC) (Connor & Davison, 2003), na versão portuguesa
traduzida e adaptada por Faria-Anjos e Ribeiro (2008); e a Wong and Law Emotional
Intelligence Scale (WLEIS) de Wong e Law (2002), traduzido e adaptado para Portugal por
Carvalho et al. (2016). Os resultados mostraram que Inteligência Emocional mediou
aproximadamente 63,71% da relação entre as estratégias de Coping e a Resiliência, em
famílias de acolhimento. Destacou-se, ainda, a existência de uma associação forte entre a
dimensão regulação das emoções, da variável inteligência emocional, e a variável resiliência. The present study is part of the paradigm shift that has emerged in recent decades in Portugal, which has led to the rethinking of policies that aim at the development of foster care, progressively reducing the institutionalization of children and young people. However, and despite its relevance, it’s a topic that still little developed in the Portuguese scientific literature. Therefore, and considering the stressful and challenging context to which foster families are subjected, this study aimed to analyze and understand, through a positive approach, the role of emotional intelligence in the relationship between the coping strategies used by foster families and the promotion of resilience. The sample consisted of 31 individuals, responsible for the foster family, and collected through the Qualtrics platform. For this purpose, a quantitative methodology was applied, using the following scales: Family Crisis Oriented Personal Assessment Scales (F-COPES) (McCubbin, et al., 1981), translated and adapted to Portugal by Vaz Serra, et al., (1990); the Connor-Davidson Resilience Scale (CD-RISC) (Connor & Davison, 2003), in the Portuguese version translated and adapted by Faria-Anjos and Ribeiro (2008); and the Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) by Wong and Law (2002), translated and adapted to Portugal by Carvalho et al. (2016). The results show that Emotional Intelligence mediated approximately 63.71% of the relationship between Coping strategies and Resilience in foster families. It is also noteworthy that there is a strong association between the emotion regulation dimension of the emotional intelligence variable and the resilience variable. |
Descrição: | Dissertação de mestrado, Psicologia na Crise e na Emergência, 2024, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/99117 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FP - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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