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http://hdl.handle.net/10400.5/99113
Título: | Implementação de programa de suporte de pares numa companhia aérea no Médio Oriente |
Autor: | Mira, Alexandra Cristina Fernandes Santana Franco |
Orientador: | Ângelo, Rui Pedro Castela Pacheco Almeida, 1976- Chambel, Maria José, 1962- |
Palavras-chave: | Intervenção psicológica Bem-estar Gestão de crises Análise de risco Companhia aérea Dissertações de mestrado - 2024 |
Data de Defesa: | 2024 |
Resumo: | A Indústria aeronáutica e sem dúvida uma das mais exigentes em relação aos seus
grupos ocupacionais, devido as especificidades técnicas exigidas. Como tal também são
responsáveis por dotar quer a organização quer os seus colaboradores de ferramentas para
gerir essas exigências.
No âmbito do Mestrado em Psicologia em Crise e Emergência, durante o seu estágio,
a autora pediu autorização superior, sob um acordo de confidencialidade, para analisar quais
os meios de suporte e intervenção em crise existentes na Qatar Airways.
Após várias entrevistas aos gestores das Operações de voo, equipa de Medicina
Aeronáutica, e Equipa de Psicologia Ocupacional, chegou a conclusão, que os recursos
existentes não eram suficientes.
Durante o estágio da autora, efetuou várias sessões de Fatores Humanos, pós
debriefing de formação, onde foi possível analisar que era de facto necessário uma ferramenta
mais robusta, e organizada de acesso a todos, em que o fator confidencialidade estivesse bem
presente. Este é sem dúvida o principal pilar de aceitação do programa pelos pilotos, pois o
medo de perder a licença ou o trabalho, são um dos principais stressores deste grupo
ocupacional, que leva a que em situações críticas, não procurem suporte. Civil Aviation is one of the most demanding Industry in relation to their occupational groups, because of the technical complexity in place. Because of that the operators are responsible to give to the organisation and to all employees, the tools to manage those demands. Under the scope of the authors Psychology Master in Crisis and Emergency, and during the internship the author requested authorisation, under an NDA (Non-Disclosure Agreement), to analyse the existing support tools to intervene under crisis in Qatar Airways. Several interviews were performed to the Management Team on Flight Operation, and to the Aeromedical Board, and the Psychology Department. It was noticed that they have some mechanisms in place, but not the sufficient one’s for the size and complexity of the organisation. Under the Internship, the author has undergone some Human Factors sessions, and training debriefings, where it was noticed that it was needed a more sustainable and robust tool, with the confidentiality assurance needed. This is the core element of the program, that will have the acceptance from the pilots, because of their fear of flying and medical licence drop. This is one the most severe stressor of this occupational group, that could lead to not ask for support. |
Descrição: | Dissertação de mestrado, Psicologia na Crise e na Emergência, 2024, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/99113 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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