Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99081
Título: Jornalismo de cultura: caminhos e tendências
Outros títulos: Culture journalism: paths and trends
Autor: Silva, Carlos Guardado da
Palavras-chave: Jornalismo de cinema
Jornalismo de cultura
Jornalismo de literatura
Jornalismo de música
Mediação cultural
Film journalism
Culture journalism
Literature journalism
Music journalism
Cultural mediation
Data: Dez-2024
Editora: Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão
Citação: Silva, Carlos Guardado da (dez. 2024). Jornalismo de Cultura: Caminhos e tendências. Mátria Digital, (12), 341-360. Santarém: Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão.
Resumo: O jornalismo de cultura surge em Espanha na década de 70, dividindo-se em subcategorias: de literatura, música, cinema, artes performativas, artes plásticas e lifestyle. Seguindo o paradigma construtivista e suportado pelo método de ensaio, o autor procura caraterizar o jornalismo de cultura e identificar, diacronicamente, tendências. Sendo caraterizado, na sua origem, por um tipo de jornalismo diferenciador, crítico e reflexivo, modelador de gostos, em que o jornalista assumia o papel de (inter)mediador cultural para o leitor, devido à redução de espaços, jornalistas e conteúdos de cultura na imprensa escrita (e não só), o jornalismo de cultura tende a afastar-se das questões intrinsecamente culturais e artísticas, aproximando-se do valor comercial das indústrias culturais e criativas e dos seus conteúdos, que impondo as suas agendas, transformam o leitor num consumidor.
Culture journalism emerged in Spain in the 1970s and is divided into subcategories: literature, music, cinema, performing arts, visual arts and lifestyle. Following the constructivist paradigm and supported by the essay method, the author seeks to characterize cultural journalism and identify trends diachronically. Originally characterized by a type of differentiating, critical and reflective journalism, shaping tastes, in which the journalist took on the role of cultural (inter)mediator for the reader, due to the reduction of spaces, journalists and cultural contents in the written press (and beyond), cultural journalism tends to move away from intrinsically cultural and artistic issues, moving closer to the commercial value of the cultural and creative industries and their contents, which, by imposing their agendas, turn the reader into a consumer.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/99081
ISSN: 2183-1467
Versão do Editor: https://matriadigital.santarem.pt/images/numero12/14.carlosguardado.pdf
Aparece nas colecções:FL - CEC - Artigos em Revistas Nacionais

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