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http://hdl.handle.net/10400.5/98633
Título: | Co-criação em arquitectura |
Outros títulos: | Requalificação de espaços públicos no concelho de Cascais para o ensino das Ciências Experimentais ao ar livre através de uma metodologia participativa |
Autor: | Costa, Rui Miguel Narciso Fernandes |
Orientador: | Dias, José Manuel Silveira Crespo, José Luís Mourato |
Palavras-chave: | Reabilitação de espaços públicos Co-criação cívica Orçamentos Participativos Metodologias participativas em Arquitectura Design participativo |
Data de Defesa: | 1-Out-2021 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | Num contexto em que as sociedades democráticas estão em mudança, nas quais as estruturas políticas são cada vez mais questionadas, emergindo novos processos de participação no planeamento e no desenho de espaços construídos, não podemos deixar de questionar que implicações tudo isto terá no planeamento urbano e na arquitectura. É esta a questão que Hofmann (2014) nos coloca. E é esta a questão que serve de mote para as questões levantadas por esta investigação, por um lado, pretende-se perceber como é que a participação se pode tornar num princípio base inserido na metodologia de elaboração de projecto em arquitetura, através de um processo de co-criação de desenho de espaço público entre utilizadores e especialistas e, por outro lado, entender se um processo participado para a co-criação do desenho de espaço público com especialistas e utilizadores poderá contribuir para uma maior identificação e responsabilização por parte destes com esse mesmo espaço público. Através do enquadramento teórico e dos casos de referência encontramos possíveis respostas que vão num sentido favorável destas nossas questões. É ainda possível elaborar, através do trabalho experimental, um guião metodológico com métodos participativos num contexto de co-criação de espaços públicos com utilizadores e especialistas a envolverem-se nesse processo. Os métodos aplicados neste guião metodológico enquadram-se na preparação da situação experimental que se propõe desenvolver, tendo em conta o contexto que lhe deu o mote, uma proposta oriunda do Orçamento Participativo Jovem de Cascais para o desenvolvimento de aprendizagens de Ciências Experimentais ao ar livre, os grupos que se pretende envolver no processo de co-criação, jovens alunos, professores e especialistas e o espaço público onde se pretende proceder a um processo de reabilitação para que a proposta inicial ganhe forma e se concretize, nomeadamente, dois Parques Urbanos do Concelho de Cascais, o da Ribeira dos Mochos e o da Quinta de Rana. Esta metodologia estruturada vai ao encontro da metodologia de projectar em Arquitectura, reforçando a importância da atitude ética do arquitecto na introdução da participação na forma como desenvolve o projecto. O papel do arquitecto sai reforçado nestes contextos de co-criação onde se valorizam os diferentes conhecimentos de todos os envolvidos num processo participativo para um desenho conjunto de espaços construídos. In a context where democratic societies are changing, in which political structures are increasingly questioned, new processes of participation in planning and in the design of built spaces emerge, we cannot but question what implications all this will have on urban planning and architecture. This is the question Hofmann (2014) asks us. And this is the question that serves as the motto for the questions raised by this research, on the one hand, we intend to understand how participation can become a basic principle inserted in the methodology of project development in architecture, through a process of cocreation of public space design between users and experts and, on the other hand, understand if a participatory process for the co-creation of public space design with experts and users can contribute to a greater identification and accountability by them with that same public space. Through the theoretical framework and the reference cases we found possible answers that go in a favourable direction to our questions. It is also possible to elaborate, through experimental work, a methodological guide with participatory methods in a context of co-creation of public spaces with users and experts involved in this process. The methods applied in this methodological guide are part of the preparation of the experimental situation that we propose to develop, taking into account the context that gave it the motto, a proposal from the Cascais Youth Participatory Budget for the development of learning experiences in Experimental Science outdoors, the groups that are intended to be involved in the co-creation process, young students, teachers and specialists, and the public space where the intention is to carry out a rehabilitation process so that the initial proposal may take shape and become a reality, namely, two Urban Parks in the Municipality of Cascais, the Ribeira dos Mochos and Quinta de Rana. This structured methodology meets the methodology of designing in architecture, reinforcing the importance of the ethical attitude of the architect in introducing participation in the way he develops the project. The role of the architect is reinforced in these contexts of co-creation where the different knowledge of all those involved in a participatory process for a joint design of built spaces is valued. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98633 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
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2021 - FA - 0990039515 - Rui Costa TM.pdf | 130,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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