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http://hdl.handle.net/10400.5/98460
Título: | A cultura de aprendizagem e o empenhamento afetivo : o papel mediador dos comportamentos de autogestão de carreira |
Autor: | Silva, Madalena Neto Clara de Alarcão e |
Orientador: | Lima, Rosário, 1959- |
Palavras-chave: | Aprendizagem Desenvolvimento das competências Comportamentos Contexto organizacional Instrumentos de avaliação psicológica Dissertações de mestrado - 2023 |
Data de Defesa: | 20-Jul-2023 |
Resumo: | A presente investigação surge da necessidade de ajudar as organizações a responder aos atuais
desafios, como a retenção de talento, a facilitação da aprendizagem contínua dos indivíduos, e,
ainda, o reconhecimento do seu papel cada vez mais ativo, nomeadamente na gestão das suas
carreiras. Tem-se, assim, como principal objetivo estudar a relação entre cultura de
aprendizagem, empenhamento afetivo, e comportamentos de autogestão de carreira. A amostra
abrangeu um total de 119 participantes, trabalhadores de uma empresa portuguesa do sector
marítimo e portuário, que responderam à Versão Reduzida do Questionário das Dimensões da
Organização Aprendente, à Escala de Empenhamento Afetivo e ao Questionário sobre
Estratégias de Carreira. Os resultados revelaram que os indivíduos, que percecionam que a sua
organização lhes proporciona uma cultura de aprendizagem, têm tendência para ser mais
proativos na gestão das suas carreiras e para experienciar níveis mais elevados de
empenhamento afetivo. Adicionalmente, os resultados revelaram, o efeito de mediação parcial
dos comportamentos de autogestão de carreira na relação entre a cultura de aprendizagem e o
empenhamento afetivo. Foram, ainda, encontradas diferenças no empenhamento afetivo em
função das variáveis sexo, idade e anos de trabalho na organização, e diferenças nos
comportamentos de autogestão de carreira em função do sexo. No final é feita referência a
limitações do presente estudo, a investigações futuras no âmbito da temática abordada, e a
implicações teóricas e práticas, como os benefícios da cultura de aprendizagem para as
organizações e seus colaboradores. This research emerges from the need to help organizations respond to present challenges. Organizations are currently facing a series of challenges namely talent retention, continuous facilitation of individuals learning and the recognition of their increasing active role, for instance in managing their careers. Thus, the main goal is to study the relationship between learning culture, affective commitment and career self-management behaviors. A sample of 119 employees from a port and shipping organization answered the Short Version of the Dimensions of the Learning Organization Questionnaire, the Affective Commitment Scale and the Career Strategies Inventory. Results show that individuals who perceive a learning culture, are more likely to be proactive in managing their careers and experiencing higher levels of affective commitment. Additionally, career self-management behaviors partially mediated the relationship between learning culture and affective commitment. There were significant differences in affective commitment based on sex, age and years working for the organization, and in career self-management based on sex. Finally, the limitations of this study are described, future research suggestions are pointed out and practical and theoretical implications are discussed, such as the benefits of the learning culture both for the organizations and their employees. |
Descrição: | Dissertação de mestrado, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98460 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FP - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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