Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/98460
Título: A cultura de aprendizagem e o empenhamento afetivo : o papel mediador dos comportamentos de autogestão de carreira
Autor: Silva, Madalena Neto Clara de Alarcão e
Orientador: Lima, Rosário, 1959-
Palavras-chave: Aprendizagem
Desenvolvimento das competências
Comportamentos
Contexto organizacional
Instrumentos de avaliação psicológica
Dissertações de mestrado - 2023
Data de Defesa: 20-Jul-2023
Resumo: A presente investigação surge da necessidade de ajudar as organizações a responder aos atuais desafios, como a retenção de talento, a facilitação da aprendizagem contínua dos indivíduos, e, ainda, o reconhecimento do seu papel cada vez mais ativo, nomeadamente na gestão das suas carreiras. Tem-se, assim, como principal objetivo estudar a relação entre cultura de aprendizagem, empenhamento afetivo, e comportamentos de autogestão de carreira. A amostra abrangeu um total de 119 participantes, trabalhadores de uma empresa portuguesa do sector marítimo e portuário, que responderam à Versão Reduzida do Questionário das Dimensões da Organização Aprendente, à Escala de Empenhamento Afetivo e ao Questionário sobre Estratégias de Carreira. Os resultados revelaram que os indivíduos, que percecionam que a sua organização lhes proporciona uma cultura de aprendizagem, têm tendência para ser mais proativos na gestão das suas carreiras e para experienciar níveis mais elevados de empenhamento afetivo. Adicionalmente, os resultados revelaram, o efeito de mediação parcial dos comportamentos de autogestão de carreira na relação entre a cultura de aprendizagem e o empenhamento afetivo. Foram, ainda, encontradas diferenças no empenhamento afetivo em função das variáveis sexo, idade e anos de trabalho na organização, e diferenças nos comportamentos de autogestão de carreira em função do sexo. No final é feita referência a limitações do presente estudo, a investigações futuras no âmbito da temática abordada, e a implicações teóricas e práticas, como os benefícios da cultura de aprendizagem para as organizações e seus colaboradores.
This research emerges from the need to help organizations respond to present challenges. Organizations are currently facing a series of challenges namely talent retention, continuous facilitation of individuals learning and the recognition of their increasing active role, for instance in managing their careers. Thus, the main goal is to study the relationship between learning culture, affective commitment and career self-management behaviors. A sample of 119 employees from a port and shipping organization answered the Short Version of the Dimensions of the Learning Organization Questionnaire, the Affective Commitment Scale and the Career Strategies Inventory. Results show that individuals who perceive a learning culture, are more likely to be proactive in managing their careers and experiencing higher levels of affective commitment. Additionally, career self-management behaviors partially mediated the relationship between learning culture and affective commitment. There were significant differences in affective commitment based on sex, age and years working for the organization, and in career self-management based on sex. Finally, the limitations of this study are described, future research suggestions are pointed out and practical and theoretical implications are discussed, such as the benefits of the learning culture both for the organizations and their employees.
Descrição: Dissertação de mestrado, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/98460
Designação: Mestrado em Psicologia
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