Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/98429
Título: A relação do suporte organizacional e dos colegas percebido com o engagement e o efeito moderador dos anos de serviço numa amostra de professores do ensino básico e secundário
Autor: Rocha, Lourenço Maria Perestrello de Vasconcellos
Orientador: Rafael, Manuel, 1962-
Palavras-chave: Compromisso organizacional
Professores
Apoio organizacional
Desempenho no trabalho
Dissertações de mestrado - 2023
Data de Defesa: 2023
Resumo: O nível de motivação, envolvimento e compromisso de um indivíduo no exercício da sua atividade profissional tem, naturalmente, impacto na forma como este a exerce e, consequentemente, no produto final que desta advém. A realidade da profissão da docência não é diferente, sendo que o Engagement de um professor tem impacto na forma como este trabalha e ensina e, consequentemente, na aprendizagem e vida dos seus alunos. O Engagement de um profissional é resultado de fatores diversos. A presente investigação tem como objetivo compreender de que forma é que fatores como a Perceção do Suporte Organizacional e do Suporte Social no trabalho impactam o Engagement dos professores, e, para além disso, se os Anos de Serviço atuam como uma variável moderadora na relação entre o Suporte Organizacional e o Engagement. Foi aplicado um questionário a 303 professores do Ensino Básico e Secundário, no qual se incluiu uma escala de Engagement, uma escala de Suporte Organizacional Percebido e uma escala de Suporte Social Percebido. Os resultados do estudo demonstraram que o Suporte Organizacional Percebido e o Suporte dos Colegas Percebido têm uma relação significativa e positiva com o Engagement dos professores. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se, ainda, que os Anos de Serviço não atuam como uma variável moderadora na relação entre o Suporte Organizacional Percebido e o Engagement.
An individual's level of motivation, involvement and commitment in carrying out their professional activity naturally has an impact on the way they perform and, consequently, on the final product of their work. The reality of the teaching profession is no different, and a teacher's Engagement has an impact on the way they work and teach and, consequently, on their students' learning and lives. A professional’s engagement is a result of various factors. The aim of this research is to understand how factors such as Perceived Organisational Support and Perceived Social Support at work impact on teachers' Engagement, and whether the Years of Service act as a moderating variable in the relationship between Organisational Support and Engagement. A questionnaire was administered to 303 Elementary and Secondary school teachers, which included an Engagement scale, a Perceived Organisational Support scale and a Perceived Peer Support scale. The results of the study showed that Perceived Organisational Support and Perceived Peer Support have a significant and positive relationship with teacher engagement. It was also found that the Years of Service did not act as a moderating variable in the relationship between Perceived Organisational Support and Engagement.
Descrição: Dissertação de mestrado, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/98429
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie058589_tm.pdf514,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.