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dc.contributor.advisorChambel, Maria José, 1962--
dc.contributor.authorNabais, Ana Raquel Serro-
dc.date.accessioned2025-02-13T16:30:24Z-
dc.date.available2025-02-13T16:30:24Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.date.submitted2023-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/98428-
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologiapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender a influência do tempo no curso superior no burnout e engagement académico, explorando o papel mediador do capital psicológico (PsyCap). Para tal efeito procedeu-se à análise de dados de uma amostra de 4242 estudantes universitários portugueses a realizar a sua licenciatura. Os resultados obtidos apoiam a existência de uma relação significativa e positiva entre o tempo no ensino superior e o PsyCap, uma relação negativa e significativa entre o PsyCap e o burnout académico, e uma relação positiva e significativa entre o PsyCap e engagement académico. Verificou-se, também, a existência de um efeito mediador do PsyCap entre o tempo no ensino superior e o burnout e engagement académico, de tal modo que, mais tempo no ensino superior se relacionou com menor PsyCap, que, por sua vez, se relacionou com maior burnout e menor engagement académico. Contudo, esta mediação apenas se mostrou total na relação com o burnout. Estes resultados contribuem para uma maior compreensão dos temas da psicologia positiva e do bem-estar no contexto universitário, mais especificamente, de que forma o PsyCap se altera com o tempo no ensino superior e que influência poderá ter no bem-estar dos estudantes. Adicionalmente são discutidas limitações e sugestões para futuros estudos, bem como, implicações derivadas dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to understand the influence of time spent in university on burnout and academic engagement levels, exploring the mediating role of psychological capital (PsyCap). For this purpose, data from a sample of 4242 Portuguese university students was analyzed. The results support the existence of a positive relationship between time in university and PsyCap, a negative relationship between PsyCap and academic burnout, and a positive relationship between PsyCap and academic engagement. It was also verified the presence of a mediating effect of PsyCap between time spent in university and burnout and academic engagement, in such a way that longer time spent in university was related to lower PsyCap, which in turn was related with greater burnout and lower engagement. However, there was only a full mediation in relation to burnout. These results led to a greater understanding of the topics of positive psychology and well-being in the context of university, more specifically, how PsyCap changes throughout different years in higher education and what influence it may have on students' well-being. In addition, limitations and suggestions for future studies are discussed, as well as implications derived from the obtained results.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectCompromissopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpt_PT
dc.subjectCapital psicológicopt_PT
dc.subjectDissertações de mestrado - 2023pt_PT
dc.titleO tempo no ensino superior e o burnout e engagement académico : o papel mediador do capital psicológicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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