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http://hdl.handle.net/10400.5/98426
Título: | Representações mentais das crianças acerca das figuras parentais : uma porta de entrada |
Autor: | Valente, Laura Luís Santos |
Orientador: | Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959- |
Palavras-chave: | Representações mentais Crianças em idade escolar Ensino básico (1º ciclo) Representações parentais Dissertações de mestrado - 2023 |
Data de Defesa: | 11-Dez-2023 |
Resumo: | As crianças desenvolvem representações mentais acerca das figuras parentais, com base nas experiências relacionais precoces e repetidas que estabelecem com as mesmas. Estas influenciam o desenvolvimento psicológico e social da criança, mais do que o comportamento parental, na medida em que filtram a informação e orientam emoções, pensamentos e comportamentos. Assim, ao completar uma história que envolva a interação com figuras parentais, as representações das crianças são ativadas e influenciam o processamento da informação da história, pelo que a conclusão narrativa permite aceder ao conteúdo dessas representações. Deste modo, a presente investigação, de carácter exploratório e qualitativo, pretende desenvolver um método de acesso às representações mentais das crianças do 1º ciclo do ensino básico, acerca das figuras parentais, através da técnica narrativa de completamento de histórias, com base no MacArthur Stem Story Battery (MSSB; Bretherton et al., 1990a), e estudar as representações obtidas. Em particular, teve como objetivos estudar as representações acerca das figuras parentais em função do sexo e idade dos participantes e do nível de escolaridade da figura materna. Participaram neste estudo 28 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Os dados obtidos foram analisados através de uma análise temática, com recurso ao software de análise qualitativa NVIVO. Posteriormente, as categorias emergentes foram cruzadas, em função das variáveis em estudo. A análise dos resultados obtidos revelou que as crianças do 1º ciclo do ensino básico parecem representar, em maior número, as figuras parentais com comportamentos positivos, caracterizados por responsividade, cuidado, afeto, satisfação de desejos e necessidades, respeito e orgulho na criança, além de comportamentos de autoridade positiva. Em número inferior, representam as figuras parentais com comportamentos negativos, como punição com recurso a castigos ou repreensão verbal, baixa responsividade e ineficácia. Foram obtidas diferenças nas representações acerca das figuras parentais em função do sexo e idade dos participantes. A análise temática revelou ainda representações acerca da avó, figura interveniente na história 2. Este método parece constituir-se um método apropriado para aceder às representações mentais das crianças do 1º ciclo do ensino básico. São discutidas as limitações da presente investigação e apresentadas sugestões para investigações futuras, assim como o seu contributo para a prática clínica. Children develop mental representations of parental figures, based on early and repeated relational experiences they establish with them. These representations influence child's psych ological and social adjustment, more than parental behavior, as they filter information and guide emotions, thoughts, and behaviors. Thus, when completing a story that involves interaction with parental figures, children's representations are activated and influence the processing of the story's information, so the narrative conclusion allows us to access the content of these representations. Therefore, the present investigation, of an exploratory and qualitative nature, aims to develop a method of accessin g mental representations of children in the 1st cycle of basic education, about parental figures, through the narrative story stem technique, based on the MacArthur Stem Story Battery (MSSB; Bretherton et al., 1990a) 1990a), and to study the se representations. Its aims to study children’s mental representations about parental figures depending on the gender and age of the participants and the level of education of the maternal figure. The sample consists of 28 children aged between 6 and 10 ye ars. The data obtained was analyzed through a thematic analysis, using the NVIVO qualitative analysis software. Subsequently, the emerging categories were crossed, depending on the variables under study. The analysis of the results obtained revealed that children in the 1st cycle of basic education seem to represent, in greater numbers, parental figures with positive behaviors, characterized by responsiveness, care, affection, satisfaction of desires and needs, respect and pride in the child, in addition to of positive authority behaviors. In smaller numbers, they represent parental figures with negative behaviors, such as punishment using chastisement or verbal reprimands, low responsiveness, and ineffectiveness. Differences in children’s mental representations of parental figures were obtained depending on the sex and age of the participants. The thematic analysis also revealed representations about the grandmother, an intervening figure in story 2. This method seems to be an appropriate method to access the mental representations of children in the 1st cycle of basic education, about parental figures. The limitations of the present investigation are discussed and suggestions for future research are presented, as well as its contribution to clinical practice. |
Descrição: | Dissertação de mestrado, Psicologia Clínica e da Saúde (Área de Especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Integrativa), 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98426 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FP - Dissertações de Mestrado |
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