Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/98312
Título: | As representações mentais das crianças acerca dos amigos |
Autor: | Ruivaco, Maria Saraiva |
Orientador: | Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959- |
Palavras-chave: | Representações mentais Crianças em idade escolar Amizade Crianças - Desenvolvimento Dissertações de mestrado - 2023 |
Data de Defesa: | 11-Dez-2023 |
Resumo: | No período escolar, as relações com os amigos são importantes para o desenvolvimento social das crianças. Desta forma, é importante avaliar as representações mentais das crianças acerca dos amigos durante este período. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma técnica para avaliar as representações mentais das crianças portuguesas, em idade escolar, através da metodologia narrativa de completamento de histórias, tendo por base a MacArthur Story-Stem Battery. A tarefa consiste em 7 inícios de histórias acerca de situações do quotidiano das crianças. Participaram no estudo 28 crianças (11 sexo feminino, 17 sexo masculino) que frequentavam instituições de educação (escola e ATL), com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos. As crianças foram convidadas a completar os inícios das histórias apresentadas com o auxílio de adereços e figuras. As narrativas das crianças foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para se proceder à análise de codificação dos dados. Os resultados demonstraram que as representações que mais surgem nas narrativas das crianças são as positivas, relacionadas com amizade. Além disso, as nossas descobertas indicam que o método de conclusão de histórias é uma forma adequada para avaliar as representações mentais das crianças. Este estudo contribui para a prática clínica, ao permitir compreender o mundo e a maneira como os outros se relacionam com a criança e dessa forma, adequar as intervenções à criança. During the school period, friendships play a crucial role in the social development of children. Consequently, it is essential to evaluate children's mental representations of their friends during this period. This study aims to develop a technique for assessing the mental representations of Portuguese school-age children using the narrative methodology of story completion, based on the MacArthur Story-Stem Battery. The task involves presenting 7 story beginnings related to children's everyday situations. A total of 28 children (11 females, 17 males) attending educational institutions (school and after-school programs), aged between 6 and 10 years, participated in the study. The children were asked to complete these story beginnings with the assistance of props and figures. The children's narratives were recorded in audio and subsequently transcribed for data coding analysis. The results revealed that the most prevalent representations in the children's narratives were positive ones, particularly those related to friendship. Additionally, our findings suggest that the story completion method is a suitable approach for evaluating children's mental representations. This study contributes to clinical practice by enabling a deeper understanding of children's perceptions of the world and their interactions with others, thereby facilitating tailored interventions for each child. |
Descrição: | Dissertação de mestrado, Psicologia Clínica e da Saúde (Área de Especialização em Psicologia Cognitivo-Comportamental Integrativa), 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98312 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie058483_tm.pdf | 660,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.