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http://hdl.handle.net/10400.5/97920
Título: | Acessibilidade, Mobilidade e Urbanismo de Proximidade |
Outros títulos: | Repensar a cidade compacta através do desenho do superquarteirão. Uma proposta para a Quinta da Marquesa, Sintra |
Autor: | Azevedo, Julia Fernandes Hachiya de |
Orientador: | Cavaco, Cristina Soares Ribeiro Gomes Vale, David Sousa |
Palavras-chave: | Acessibilidade ativa Cidade compacta Cidade policêntrica Superquarteirão Urbanismo de proximidade |
Data de Defesa: | 29-Set-2021 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | A partir da compreensão da fragmentação socio espacial resultante dos processos de urbanização dispersa, o presente trabalho propõe-se a cerzir os tecidos urbanos através de um sistema de espaços coletivos. Assume-se como elemento estruturante para a construção de cidade a integração entre rede de mobilidade, espaços públicos, áreas verdes e equipamentos coletivos, com a capacidade de amenizar as roturas físicas e morfológicas suburbanas.
Toma-se como estratégia principal o desenvolvimento de um superquarteirão, enquadrado numa proposta urbana de inserção e integração ao território, que explora a acessibilidade local e a cidade compacta enquanto estratégias para a promoção de um desenvolvimento policêntrico, sob a ótica do urbanismo de proximidade.
O superquarteirão apresenta a lógica a ser refletida na proposta urbana, é composto por blocos habitacionais e um equipamento polivalente, desenvolvido em três edifícios, que remata a proposta urbana a norte com a envolvente e é estruturado pelo sistema de espaços coletivos proposto.
Explora-se, a nível de projeto, a permeabilidade do tecido urbano através da diversidade e continuidade entre os espaços públicos, espaços de serviços, de educação e cultura, desafiando os limites entre arquitetura e mobilidade. From the understanding of the social-spatial fragmentation resulting from dispersed urbanization processes, the present work proposes to mend urban fabrics through a system of collective spaces. The integration between mobility network, public spaces, green areas e collective facilities can be seen as a structuring element for the construction of the city, with the ability to mitigate suburban physical and morphological disruptions. The main strategy is the development of a superblock, framed in a masterplan of insertion and integration into the territory, which explores local accessibility and the compact city as strategies for promoting polycentric development, from the perspective of proximity urbanism. The superblock represents the logic to be followed in the masterplan and is composed by housing and a multipurpose equipment, developed in three buildings, which integrates the masterplan with its surroundings to the north and is structured by the proposed system of collective spaces. At the project level, the permeability osthe urban fabric is explored through the diversity and continuity between public spaces, commercial spaces, educational and cultural spaces, challenging the limits between architecture and mobility. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/97920 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021 - FA - 0990039337 - Julia de Azevedo TM.pdf | 77,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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