Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/97598
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolo, Elisabete de Jesus Rosadopt_PT
dc.contributor.authorMendes, Ana Rita Francisco-
dc.date.accessioned2025-01-23T15:41:30Z-
dc.date.available2025-01-23T15:41:30Z-
dc.date.issued2022-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/97598-
dc.description.abstractA criatividade e a imaginação vão-se moldando ao longo do crescimento da criança e a educação artística (nomeadamente ao nível da História da Arte), pode ter um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. O ponto central desta investigação incide numa lacuna percebida ao nível do ensino de História da Arte para o público infantil e propõe uma solução editorial que contribua para a colmatar. Investiga-se o papel do Design Editorial no auxílio ao desenvolvimento da cultura visual da criança, produzindo um objeto com conteúdos educativos na área da História da Arte que permita suscitar o interesse pela disciplina e aumentar a literacia visual. O foco são as crianças em período escolar, com idades compreendidas entre os nove e os doze anos – etapa do desenvolvimento na qual se considera que o interesse pela arte começa a decair (Hurwitz e Day, 2007 [1970]; Vygotsky, 2012 [1930]). A metodologia adotada combina métodos intervencionistas e não-intervencionistas. Numa primeira fase, desenvolve-se uma base teórica acerca dos pilares da investigação – o Design Editorial aplicado à revista, o desenvolvimento infantil, a literacia e cultura visual, a Educação pela Arte e a História da Arte. Numa segunda fase, é elaborado o projeto editorial de uma revista, sustentado por todas as fases da investigação teórica.pt_PT
dc.description.abstractCreativity and imagination are shaped throughout the child's growth and artistic education (particularly in Art History) may have a fundamental role in the development of the critical and creative thinking. The central point of this investigation focuses on a perceived gap in the teaching of Art History to children and proposes an editorial solution that contributes to fill it. The role of Editorial Design in helping the development of the visual culture of the child is investigated, producing an object with educational content in the field of Art History that can spark interest in the subject and increase visual literacy. The research's focus group is children aged between nine and twelve years old, which is considered the most prominent growth phase in which the interest in art begins to decline (Hurwitz & Day, 2007 [1970]; Vygotsky, 2012 [1930]). The adopted methodology combines interventionist and non-interventionist methods. In a first phase, a theoretical basis is developed about the pillars of the investigation – the Editorial Design applied to the magazine, child development, literacy and visual culture, Education through Art and Art History. In a second phase, the editorial project of a magazine is prepared, sustained by all phases of the theoretical research.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesign de Comunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign Editorialpt_PT
dc.subjectRevista Infantilpt_PT
dc.subjectCultura Visualpt_PT
dc.subjectHistória da Artept_PT
dc.titleDesign Editorial para o público infantil:pt_PT
dc.title.alternativeRevista sobre História da Arte para crianças dos 9 aos 12 anospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202982181pt_PT
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022 - FA - 0990038817 - Ana Rita Mendes TM.pdf50,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.