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http://hdl.handle.net/10400.5/97167
Título: | The materiality of typescripts in Pedro Homem de Mello’s writing practice |
Outros títulos: | A materialidade dos datiloscritos na produção escrita de Pedro Homem de Mello |
Autor: | Pereira, Elsa |
Palavras-chave: | Typewriter Creativity Revision Genetic criticism Modernism Portugal Máquina de escrever Criatividade Revisão Crítica genética Modernismo |
Data: | 2024 |
Editora: | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
Citação: | Pereira, Elsa. "The materiality of typescripts in Pedro Homem de Mello’s writing practice". Diacrítica 38 1 (2024): 117-129. |
Resumo: | This article addresses the main typewriting habits of Portuguese poet Pedro Homem de Mello (1904–1984), as evidenced in documents belonging to the family’s private estate and scattered collections owned by public archives and libraries. After examining his work in several spheres of activity (his personal and professional correspondence, his newspaper collaborations and essays as a folklorist, and his work as an author and presenter of TV and radio programs), the essay focuses on material aspects of Homem de Mello’s literary typescripts, such as page management strategies, the use of coloured ribbons, the occurrence of mechanical errors, or the combination of handwritten corrections and carbon-paper duplicators as a favoured revision technique. It concludes by interrogating how the author’s multimodal typewriting ecosystem may have contributed to stylistic changes in his poetry, catalysing freer modes of expression in the traditional forms of his choice. Este artigo ocupa-se dos hábitos datilográficos do poeta português Pedro Homem de Mello (1904–1984), conforme evidenciado nos documentos do espólio familiar e em coleções dispersas por vários arquivos e bibliotecas públicas. Depois de examinar o seu trabalho em diversas esferas de atividade (a sua correspondência pessoal e profissional, as suas colaborações em jornais na qualidade de folclorista, a sua atividade de autor e apresentador de programas de televisão e rádio), o ensaio debruça-se sobre alguns aspetos materiais dos datiloscritos literários de Homem de Mello, nomeadamente algumas estratégias de gestão espacial da página escrita, o emprego de fitas coloridas, a ocorrência de erros mecânicos e a introdução de correções manuscritas em cópias de papel químico, enquanto técnica revisória favorita. No final, procura-se averiguar de que modo o ecossistema multimodal de escrita mecânica deste autor pode ter contribuído para algumas alterações de estilo na sua poesia, favorecendo a introdução de modalidades mais livres nas formas tradicionais da sua preferência. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/97167 |
DOI: | https://doi.org/10.21814/diacritica.5594 |
Versão do Editor: | https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5594 |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais |
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