Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/97143
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidigal, Frederico-
dc.contributor.authorGonçalves, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Joaquim Ramos-
dc.date.accessioned2025-01-13T16:07:45Z-
dc.date.available2025-01-13T16:07:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVidigal, Frederico; Carlos Alberto Gonçalves e Joaquim Ramos Silva .(2017). “O processamento de inteligência competitiva na função diretiva de marketing: experiências de uma empresa industrial e de varejo em personal care no Brasil”, Revista Inteligência Competitiva., São Paulo, Vol. 7, nº 4: pp. 38-65 .2017.pt_PT
dc.identifier.issn2236-210X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/97143-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é descrever um modelo de Inteligência Competitiva - IC aplicado pelo departamento de Marketing de uma empresa industrial e de varejo de grande porte no Brasil especializada em produtos sustentáveis para cuidados pessoais. Entre o período 2005 e 2015, observa-se o crescimento de estudos na área de inteligência, que vem despertando o crescente e natural interesse, em pesquisas no campo da Administração Mercadológica em função da sua aderência à competitividade, sobretudo procurando um maior entendimento acerca do seu planejamento e implementação. Nesse sentido, o problema ou oportunidade da pesquisa partiu da necessidade de se conhecer, de forma empírica, estruturas de Inteligência Competitiva gerenciadas pela área de Marketing, como forma de avanço e contribuição à produção acerca do tema. O método adotado foi o estudo caso, classificado como qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado direcionado à gerência de inteligência de mercado da empresa. Como resultados, constatou-se que no modelo empregado pela empresa investe-se na infraestrutura física para a atividade visando o incremento de sua competitividade e interação com o ambiente concorrencial, sobretudo em busca de oportunidades para a diversificação de negócios.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRICpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInteligência competitivapt_PT
dc.subjectProcessamento de inteligênciapt_PT
dc.subjectFontes de informaçãopt_PT
dc.subjectPráticas de inteligência competitivapt_PT
dc.titleO processamento de inteligência competitiva na função diretiva de marketing: experiências de uma empresa industrial e de varejo em personal care no Brasilpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
Aparece nas colecções:CSG - Artigos em Revistas Internacionais /Articles in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
237-Texto do Artigo-704-868-10-20180110.pdf276,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.