Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/30929
Título: Motivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugal
Autor: Duque, João
Febra, Ligia
Palavras-chave: Oferta pública inicial
OIP
Mercados financeiros
Initial Public Offering
Financial Markets
Data: 2003
Editora: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FE-UC)
Citação: Duque, João e Lígia Febra .(2003). “Motivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugal”, FE-UC, Notas Económicas, Nº 17: pp. 52-69
Resumo: O acesso a novas formas de financiamento, o aumento da liquidez das acções, o aumento da eficiência da monitorização da empresa, o aumento da reputação, o aumento do tipo de incentivos à disposição da empresa para estimular os empregados, a sobrevalorização das acções no Iongo prazo, e a redução do custo de capital são as principais razões sugeridas pela literatura para as empresas lançarem uma Oferta Pública lnicial (OPI). Para a identificação das razões para o lançamento de uma OPI em Portugal recorremos à analise factorial de componentes principais utilizando três amostras para um período de 12 anos. Uma das amostras é constituída por 71 empresas cotadas, outra por 32 empresas não cotadas, e a outra constituída pela totalidade das empresas. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas efectuam OPI's com vista ao acesso a uma nova forma de financiamento e ao consequente equilíbrio da sua estrutura de capital com recurso a um mais baixo custo do crédito. As empresas ao lançarem a OPI pretendem aumentar a sua reputação, e por essa via, obter maiores resultados no mercado do produto.
New forms of funding, the increase on liquidity for equity shares, the increase on the monitoring of firms efficiency, growth, the increased number of ways to stimulate employees, the long run performance and the reduction on the cost of capital are the main reasons suggested in the literature for why companies go public. In order to identify possible reasons for Iiquidity equity shares for lauching Initial Public Offering (IPO) in Portugal, we've used the main component factor analysis' methodology applied to a sample of 103 companies using data of a 12 years period. The database was also Split up into two subsamples: one with 71 public companies and the other one with 32 private companies. The results suggest that the Portuguese companies launch IPO in order to access to a new form of financing and, consequently, to balance their capital structure based on a lower cost of credit. After launching the IPO, companies seem to aim the increase of public notoriety and to obtain better results in the market of their products.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/30929
ISSN: 0872-4733
Aparece nas colecções:DG - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in Portuguese Journals

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