Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/27501
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage271pt_PT
degois.publication.lastPage286pt_PT
degois.publication.locationCoimbrapt_PT
degois.publication.title40 Anos de Políticas de Educação em Portugalpt_PT
dc.contributor.authorSarrico, Cláudia S.-
dc.date.accessioned2023-03-22T16:00:20Z-
dc.date.available2023-03-22T16:00:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSarrico, Cláudia S. (2018). "Avaliação e gestão do desempenho de escolas em Portugal : O juízo, o juiz, o modelo do juiz e o julgado". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Volume II. Conhecimento, Atores e Recursos, Maria de Lurdes Rodrigues (Org.). Coimbra, Almedina: 271-286pt_PT
dc.identifier.isbn9789724077239-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/27501-
dc.description.abstractO propósito deste capítulo é a descrição e análise da avaliação e gestão do desempenho de escolas em Portugal nos últimos anos. Começa-se pela preocupação em fazer juízos de valor acerca do desempenho das escolas, e pela discussão dos juízes que fazem essa avaliação, mormente os tão mediatizados rankings, ou os menos conhecidos avaliadores externos. Reconhecendo-se falhas aos juízes, mais óbvias e conhecidas no caso dos rankings, e menos estudadas mas ainda assim conhecidas no caso dos avaliadores externos, discutem-se as vantagens de complementar a avaliação qualitativa dos avaliadores externos com modelos quantitativos de análise. Estes são modelos do juiz, i.e. traduzem de forma sistemática o que os avaliadores externos pretendem avaliar, mas que devido à complexidade da análise não conseguem fazer sem o auxílio destes modelos quantitativos. Por fim, discute-se como os julgados – as escolas – utilizam (ou não) a avaliação para melhor gerir o seu desempenho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAlmedinapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.titleAvaliação e gestão do desempenho de escolas em Portugal : O juízo, o juiz, o modelo do juiz e o julgadopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
Aparece nas colecções:DG - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais / Chapters in Portuguese Books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarrico (2014) Avaliação e gestão do desempenho de escolas - Almedina.pdf296,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.