Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/27487
Título: Satisfação dos estudantes e implicações para a gestão das instituições de ensino superior
Autor: Sarrico, Cláudia S.
Data: 2012
Editora: CIPES
Citação: Sarrico, Cláudia S. (2012). "Satisfação dos estudantes e implicações para a gestão das instituições de ensino superior". In Satisfação dos estudantes do ensino superior português, A. Magalhães, M.L. Machado e M.J. Sá (orgs) : Matosinhos: CIPES
Resumo: Uma das funções primordiais de uma instituição de ensino superior, para além da investigação, é o ensino. Como tal, é importante analisar a gestão do fornecimento deste serviço aos seus destinatários, os estudantes. Envolve compreender as suas necessidades, gerir os processos de ensino-aprendizagem e concomitantes processos de apoio, assegurar que os objetivos da instituição de ensino superior são atingidos, nomeadamente em termos da capacidade de atrair estudantes com o perfil desejado, da qualidade dos seus graduados, das taxas de progressão, conclusão e empregabilidade e da sustentabilidade financeira dos seus cursos, entre outros. Para além disso, há que prestar atenção à melhoria contínua dos serviços prestados. Como tal, a gestão da função ensino-aprendizagem é de importância crítica para as instituições de ensino superior. A instituição de ensino superior é uma organização extremamente complexa. Emprega um número elevado de pessoas, desde funcionários que mantêm as instalações em regular funcionamento, pessoal administrativo, até docentes altamente qualificados. Lida com milhares de estudantes todos os dias, numa variedade de departamentos e faculdades, fornecendo cursos diversos, desde pós-secundários, de 1º, 2º e 3º ciclo, cursos não conferentes de grau, prestando serviços à comunidade, e fazendo investigação. Gerir esta complexidade é um desafio constante. A complexidade resulta do volume de estudantes e funcionários, da diversidade dos serviços prestados, mas sobretudo da necessidade de coordenar diferentes processos que, interligados, asseguram a função ensino-aprendizagem aos seus estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/27487
Aparece nas colecções:DG - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais / Chapters in Portuguese Books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarrico (2012) Satisfação dos Estudantes - CIPES.pdf339,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.