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http://hdl.handle.net/10400.5/26729
Título: | Antecedentes e consequências da fadiga de redes sociais |
Autor: | Cativo, Rita Alexandra Loureiro |
Orientador: | Santiago, Joanna Krywalski |
Palavras-chave: | redes sociais fadiga de redes sociais intenção de descontinuidade bem-estar social media social media fatigue discontinuous intention well-being |
Data de Defesa: | Out-2022 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Cativo, Rita Alexandra Loureiro (2022). “Antecedentes e consequências da fadiga de redes sociais". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
Resumo: | Perante o aumento da utilização de redes sociais, é necessário estar ciente de que para além dos benefícios que se pode obter através destas, também existe um lado negativo que pode ter repercussões em quem as utiliza. Os utilizadores de redes sociais, perante um conjunto de fatores associados a estas plataformas e à sua utilização, podem sentir fadiga. Por sua vez, a fadiga de redes sociais pode ter consequências para esses mesmos utilizadores. Posto isto, através deste estudo pretende-se perceber quais os fatores que antecedem a fadiga de redes sociais e quais as consequências da mesma.
Este estudo assenta numa metodologia quantitativa, conduzida através de um questionário divulgado com recurso à Internet. Resultante de uma amostragem não-probabilística por conveniência e bola de neve, foram obtidas 462 respostas, das quais 318 se consideraram válidas.
Os resultados obtidos através de método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) evidenciam que no que toca ao comportamento dos utilizadores nas redes sociais, a comparação social é o único fator que influencia a fadiga de redes sociais. No entanto, esta fadiga também é impactada pela sobrecarga de informação, pela sobrecarga de comunicação e pela sobrecarga social. As relações entre os fatores referidos e a fadiga são positivas, pelo que a fadiga aumenta à medida que estes fatores também aumentam. Por sua vez, esta fadiga afeta a intenção de descontinuidade e o bem-estar dos utilizadores de redes sociais. Assim, o crescimento da fadiga de redes sociais tem como consequências o aumento da intenção de descontinuidade e a diminuição do bem-estar.
A nível académico, o presente estudo permitiu obter mais conhecimento sobre os antecedentes e as consequências da fadiga de redes sociais, explorando relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou que ainda não tinham sido analisadas em conjunto. A nível empresarial, permite que as estratégias utilizadas em redes sociais sejam repensadas e adaptadas consoante os fatores que aumentam a fadiga e possibilita uma análise do impacto das consequências da fadiga para as organizações. Given the increase in the use of social media, it is necessary to be conscious that in addition to the benefits that they bring, there is also a negative side that can have repercussions on those who use them. Social media users, faced with a set of factors associated with these platforms, may feel fatigue. In turn, social media fatigue can have consequences for those users. Hereupon, through this study it is intended to understand which factors precede social media fatigue and what its consequences are. This study is based on a quantitative methodology, conducted through a questionnaire published on the Internet. Resulting from a non-probabilistic convenience and snowball sampling, 462 responses were obtained, of which 318 were considered valid. The results obtained through partial least square structural equation model (PLS-SEM) show that regarding to the behavior of social media users, social comparison is the only factor that influences social media fatigue. However, this fatigue is also impacted by information overload, communication overload and social overload. The relationships between the mentioned factors and fatigue are positive, so fatigue increases as these factors also increase. In turn, this fatigue affects social media discontinuance intention and social media users’ well-being. Thus, the growth of social media fatigue leads to an increase in the discontinuance intention and a decrease in well-being. At the academic level, the present study allowed to obtain more knowledge about the antecedents and consequences of social media fatigue, exploring relationships that had not been established yet or that had not been analyzed together yet. At the business level, allows to rethink and adapt the strategies used in social media according to the factors that increase fatigue and allows an analysis of the impact of the consequences of fatigue for organizations. |
Descrição: | Mestrado Bolonha em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/26729 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
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