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dc.contributor.authorFerreira, Catarina-
dc.contributor.authorMorais, Ana-
dc.date.accessioned2022-06-14T13:53:19Z-
dc.date.available2022-06-14T13:53:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFerreira, Catarina and Ana Morais. (2019). "Análise da relação entre características das empresas e os key audit matters divulgados." Revista Contabilidade & Finanças Vol. 31, No. 83: pp. 262-274.pt_PT
dc.identifier.issn1808-057X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/24525-
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é analisar se as particularidades das empresas auditadas influenciam o volume de key audit matters (KAMs). Como objetivos específicos, pretende-se identificar o número de KAMs divulgado pelas empresas brasileiras e analisar os principais fatores associados à sua divulgação. O estudo pretende contribuir para uma área de investigação ainda escassa que analisa os fatores que afetam a divulgação das KAMs e que, por isso, torna os relatórios dos auditores mais individualizados. Este estudo contribui para a compreensão dos principais assuntos de auditoria nas empresas brasileiras considerados relevantes pelos auditores, proporcionando evidência sobre fatores associados à sua divulgação. Este estudo é relevante para os organismos emissores de normas de auditoria e para os usuários da informação financeira. Para os emissores de normas de auditoria, este estudo é relevante porque identifica os fatores associados à divulgação das KAMs, permitindo confirmar que o novo modelo de relatório de auditoria contribuiu para sua despadronização. Finalmente, para os usuários da informação financeira, este estudo demonstra que a divulgação das KAM varia de empresa para empresa, contribuindo para a maior transparência do relatório de auditoria. Coletaram-se informações dos Relatórios de Auditoria e das Demonstrações Financeiras Consolidadas das 447 empresas brasileiras cotadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) relativas a 31 de dezembro de 2016, aplicando-se a regressão ordinary least squares (OLS) ao modelo definido. Os resultados evidenciam relação positiva entre o número de KAMs divulgadas e o auditor ser uma Big 4 e a complexidade da empresa auditada. Já os honorários e a opinião do auditor ser modificada demonstram relação negativa com o número de KAM. O artigo é relevante para as empresas, auditores e órgãos de regulação e supervisão, uma vez que identifica características das empresas que afetam a divulgação de KAM e que são determinantes para a não padronização do relatório do auditorpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de S. Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Atuáriapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectKey Audit Matterspt_PT
dc.subjectDeterminantes da opinião auditoriapt_PT
dc.subjectRelatório auditorpt_PT
dc.titleAnálise da relação entre características das empresas e os key audit matters divulgadospt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
Aparece nas colecções:ADVANCE/CSG - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
DG - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

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