Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/23804
Título: A influência do conteúdo gerado pelo usuário e da credibilidade da fonte na adoção de informações sobre viagens
Autor: Matos, Rafaela Maria Dias Hagatong
Orientador: Santiago, Joanna Krywalski
Palavras-chave: Destino Turístico
Marketing do Turismo
Credibilidade da fonte
Conteúdo gerado pelo utilizador
Redes Sociais
Marketing digital
Relacionamento Social
Utilidade Percebida
Adoção de Informações
Tourist Destination
Tourism Marketing
Source credibility
User generated content
Influence
Social Media
Digital marketing
Social Relationships
Perceived usefulness
Adoption Informations
Data de Defesa: Out-2021
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Matos, Rafaela Maria Dias Hagatong (2021). “A influência do conteúdo gerado pelo usuário e da credibilidade da fonte na adoção de informações sobre viagens”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O turismo é um dos setores de grande potencial e crescimento em todo o mundo. Portugal, é um destino turístico que apresenta uma grande diversidade de ofertas turísticas. Devido à constante mudança e inovação do digital, é fundamental as empresas no ramo turístico, anteciparem-se e analisar o comportamento dos seus clientes. O principal objetivo deste estudo é compreender a credibilidade e a influência que o utilizador dá às fontes turísticas quando pesquisa sobre um destino turístico. Além disso, perceber a importância na adoção, influência e credibilidade nas fontes, focando-se na pesquisa de um destino turístico. Contudo, este estudo analisou uma região concreta, neste caso a Região de Sines, de forma a perceber as potencialidades e de que forma pode-se tornar atrativa no mercado turístico. Foi realizado um estudo quantitativo (N= 222) , através de um questionário distribuído online para perceber a influência, a credibilidade, a criação de conteúdo gerado pelo utilizador, que influencia tem na adoção de informações turísticas. Os principais resultados indicam que a variável com maior concordância e valor, foi a credibilidade da fonte e consequentemente tem influência na adoção de informações. O género feminino foi o género com maior predominância neste estudo e compreendidos entre os 19-29 anos. As redes sociais, por si só também são a fonte mais credível para pesquisa de informações turísticas. Este tema é fundamental, para os destinos se adaptarem e analisarem, de que forma podem-se tornar mais credíveis através das fontes que apostam, quer em redes sociais ou por via de outras plataformas. É importante no âmbito empresarial, uma vez que auxilia a desenvolver estratégias mais consistentes, e a implementar fontes de informação mais credíveis para o usuário.
Tourism is one of the mosts sectors of great potential and growth worldwide. Portugal, is a tourist destination that represents a great diversity of tourist offers. Due to the constant digital change and innovation, it is essential for companies for tourism industry to anticipate and analyze the behavior of their customers. The main objective of this study is to understand the credibility and influence that the user gives to tourism sources when researching about a tourist destination. Also, to realize the importance in adoption, influence and credibility on sources by focusing on researching a tourist destination. However, this study analyzed a concrete region, in this case the Sines Region, in order to understand the potentialities and how it can become attractive in the tourism market. A quantitative study was carried out (N= 222), through a questionnaire distributed online to understand the influence, credibility, user-generated content creation has on the adoption of tourist information. The main results indicate that the variable with the highest agreement and value, was the credibility of the source and consequently has influence on the adoption of information. The female gender was the gender with the highest predominance in this study and comprised between the ages of 19-29. Social media alone is also the most credible source for tourism information research. This topic is fundamental for destinations to adapt and analyze how they can become more credible through the sources they use, either in sociais networks or other platforms. It is important in the business scope, since it helps to develop more consistent strategies, and to implement more credible sources of information for the user.
Descrição: Mestrado Bolonha em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/23804
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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