Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/23802
Título: Plano de Marketing para o negócio de comércio sustentável Maria Granel
Autor: Pires, Maria Luísa da Costa
Orientador: Santiago, Joanna Krywalski
Palavras-chave: Plano de Marketing
Maria Granel
Notoriedade
Desenvolvimento Digital
Sustentabilidade
Zero Waste
Marketing Plan
Brand Awareness
Digital Development
Sustainability
Data de Defesa: Out-2021
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pires, Maria Luísa da Costa (2021). “Plano de Marketing para o negócio de comércio sustentável Maria Granel”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo a criação de um plano de marketing para a empresa de comércio sustentável Maria Granel. A marca comercializa produtos biológicos exclusivamente a granel e serviços associados às temáticas de Sustentabilidade e Zero Waste. Este projeto tem como principais objetivos aumentar a notoriedade da marca e desenvolver o relacionamento digital com o consumidor. De forma a estruturar os objetivos e estratégias associadas, foi desenvolvido um estudo com base na análise do mercado e todas as suas envolventes, bem como da empresa em profundidade. Este seguiu uma metodologia mista, com recurso a recolha de dados qualitativa e quantitativa. A investigação de caráter exploratório e posteriormente descritivo seguiu estratégias de inquérito e investigação de arquivo e documental, de acordo com um desenho cross-sectional. Foi realizada uma entrevista formal semiestruturada à cofundadora da empresa, que serviu de base para a execução de um inquérito, com a finalidade de compreender a perceção do consumidor acerca da marca e de práticas sustentáveis. As principais conclusões do estudo indicam as limitações que os potenciais consumidores ainda têm face a este tipo de comércio, como o preço ou a praticidade do processo de compra. O plano de marketing realizado tem em vista estratégias que cumpram os principais objetivos: fidelizar o público atual e alcançar um público mais jovem, contribuindo para o desenvolvimento digital da marca. Esta investigação é relevante para pesquisa académica futura e na aplicação empresarial à marca Maria Granel, bem como a outros negócios do setor.
The main goal of the present Master's Final Work is to develop a marketing plan for the sustainable commerce brand Maria Granel. The brand sells organic products exclusively in bulk and services associated with Sustainability and Zero Waste. The main objectives of this project are to increase brand awareness and develop a digital relationship with the consumer. In order to structure the objectives and associated strategies, a study was developed based on the analysis of the market and all its surroundings, as well as of the company in depth. This followed a mixed methodology, using qualitative and quantitative data collection. The exploratory and subsequently descriptive research followed archival and documentary research and survey strategies, according to a cross-sectional design. A formal semi-structured interview was conducted with the company's co-founder, which served as a basis for the execution of a survey, with the purpose of understanding consumer perceptions of the brand and sustainable practices. The main conclusions of the study indicate the limitations that potential consumers still have regarding this type of commerce, such as price or the practicality of the buying process. The marketing plan carried out is aimed at strategies that meet the main objectives: building loyalty among the current public and reaching a younger target, contributing to the digital development of the brand. This research is relevant for future academic research and in business application to the brand Maria Granel, as well as to other businesses in the market.
Descrição: Mestrado Bolonha em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/23802
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MLCP-2021.pdf718,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.