Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22644
Título: O planeamento estratégico numa pequena empresa: simplificando o processo
Autor: Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Amaral, Maria do Céu
Palavras-chave: Gestão de empresas
Microempresas
Planeamento estratégico
Marketing
Data: 1993
Editora: ISEG - Departamento de Economia
Citação: Sá, Jorge Vasconcellos e; e Maria do Céu Amaral. 1993. "O planeamento estratégico numa pequena empresa: simplificando o processo". Instituto Superior de Economia e Gestão - DE Working papers nº 39 -1993/DE
Relatório da Série N.º: DE/ Working papers nº 39 -1993/DE
Resumo: "O planeamento estratégico numa pequena empresa : um método adaptado às suas necessidades" - O objectivo deste artigo e apresentar um sistema de planeamento adaptado as pequenas empresas, que seja simples e produza resultados pragmáticos simples. As pequenas empresas bastam por vezes métodos e procedimentos de gestão, que captando o essencial dessas técnicas, sejam adequados às suas limitações financeiras, pois o benefício marginal que se retira de técnicas sofisticadas, não compensa por vezes, o acréscimo de custos a elas inerentes. A simplicidade que o caracteriza pretende toma-lo acessível, quer no que respeita à percepção que dele se tem, quer no que respeita aos custos (tempo e dinheiro) a ele inerentes. A contribuição do sistema de planeamento indicado, para a obtenção de resultados pragmáticos úteis, baseia-se na clara definição e identificação de: . Segmentos de mercado I sua actratibilidade . Posição competitiva da empresa no mercado . Orientação estratégica da empresa . Testes à estratégia I Avaliação de consistência e coerência. Temos, pois, que as principais vantagens deste método são o reduzido número de fases que é necessário seguir e a sua "parcimónia" em termos de informação necessária para implementar cada passo. Em ambas as vantagens esta presente uma característica já referida, que é vital no entendimento deste sistema de planeamento - a simplicidade. A simplicidade vista não como algo depreciativo, mas sim como um ponto de força, da qual deriva a pragmaticidade que caracteriza uma boa teoria.
“O planeamento estratégico numa pequena empresa: simplificando o processo” - As pequenas empresas, dada a sua dimensão, apresentam algumas características próprias que condicionam o sucesso dos processos de planeamento tradicionais. Por um lado, existe uma carência mais ou menos generalizada de recursos financeiros e humanos, o que impede, na prática, a implementação de processos mais clássicos que exigem know-how especifico e desperdício elevado de dinheiro. Por outro lado, a pequena dimensão e [a] relativa simplicidade da estrutura das empresas desaconselha de todo que se utilizem processos e técnicas de planeamento mais complexos e sofisticados cujos outputs mais elevados excedem largamente aquilo de que a empresa necessita. Apesar destes aspectos, o planeamento é tão importante para as pequenas empresas como para todas as restantes. Assim, e necessário adaptar o processo de planeamento aos recursos e necessidades específicas das empresas com dimensão mais reduzida, ou seja, o planeamento deve ser um processo simples, rápido e barato. Neste sentido o planeamento neste tipo de empresas é um processo: . Mais rápido, pois permite saltar alguns passos considerados desnecessários neste contexto; . Mais subjectivo, dado que assenta bastante na experiencia e visão dos que planeiam; . Mais prático e simples, pois utiliza técnicas empíricas que se baseiam directamente na prática corrente da empresa. A grande vantagem deste método e que apesar de ser mais rápido, simples e barato do que o tradicional é igualmente eficaz quando aplicado às pequenas empresas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/22644
Aparece nas colecções:DE - Documentos de trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
serial1303993.pdf3,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.