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http://hdl.handle.net/10400.5/21717
Título: | A escola no olhar das crianças |
Outros títulos: | A importância de projetar o espaço centrado no utilizador |
Autor: | Gonçalves, Rita Isabel Alves Loureiro da Cruz |
Orientador: | Dias, José Manuel Silveira |
Palavras-chave: | Evolução do ensino Arquitetura escolar Formação da mente Estética e ética Projeto centrado no Utilizador Teaching evolution School Architecture Aesthecs and ethcs User centetered design |
Data de Defesa: | Set-2020 |
Editora: | Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
Citação: | GONÇALVES, Rita Isabel Alves Loureiro da Cruz - A escola no olhar das crianças : a importância de projetar o espaço centrado no utilizador. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado |
Resumo: | A importância da formação académica foi durante muito tempo resumida ape- nas ao
processo de aquisição de um conhecimento formulado. No entanto, as suas evidências
nomeadamente ao nível da arquitetura escolar, vieram com- provar o seu contributo no
desenvolvimento pessoal das crianças.
A arquitetura das escolas primárias deve ter em consideração os utilizadores desta faixa
etária, não só pela sua tenra idade como pelas dissemelhanças existentes entre todos. Com isto,
esta tipologia de espaços deve possibilitar a oportunidade das crianças se desenvolverem por
meio de ferramentas ade- quados à sua fase de crescimento e ao seu nível de maturidade.
Neste sentido, iniciou-se uma análise bibliográfica das origens e contexto histórico
destes estabelecimentos de ensino, assim como a sua evolução ao longo dos anos em resposta
às transformações da sociedade inerentes à época em que se inserem. De seguida, foram
identificados alguns modelos ideológicos e casos de referência, com o objetivo de antever
soluções práticas catalisadoras do bem-estar as crianças e do bom funcionamento do ambiente
escolar.
Neste domínio, a reflexão crítica acerca do conjunto de experiências lógicas do mundo
das crianças, como a relação com a natureza; as oportunidades sensoriais; a automatização de
tarefas, e muitas outras, permite-nos interligar as valências de cada conceito na idealização de
um modelo conceptual apropriado aos utilizadores, proporcionando assim estímulos mais
adequados ao seu desenvolvimento cognitivo, social e motor. Este modelo traduz todos os
ganhos que possibilitam o alcance dos objetivos propostos, permitindo que as crianças se
desenvolvam uma formação adequada nas mais diversas áreas, de forma ampla e
descomplicada como antes.
Com o intuito de verificar a veracidade destas soluções, realizou-se um estudo
experimental pós-ocupacional com grupos de amostra de três escolas, cuja localização remete
a diferentes pontos do país, e no qual se avaliaram as estratégicas metodológicas previamente
selecionadas.
Com efeito, a colaboração ativa das crianças em regime de corresponsabilidade com os
restantes envolvidos, propõe novas e alargadas perspetivas projetuais, na qual é dada uma
maior relevância a fatores específicos de necessidade que só as crianças podem identificar como
resultado da sua experiência e sob orientação de especialistas em projeto de arquitetura.
Por fim, o objetivo principal ambicionava alcançar uma compreensão aprofundada nesta
área das escolas e das crianças, por forma a construir um futuro inovador desperto para as
particularidades deste público alvo em específico, procurando assim descortinar quais as
perspetivas futuras que melhor possam moldar as crianças de hoje. ABSTRACT: The importance of academic education has long been summarized only to the process of acquiring formulated knowledge. However, the evidence in terms of school architecture, came to prove it’s contribution to the personal development of children. The architecture of primary schools should pay special attention to users of this very young age group. Based on this, the spaces layout should allow the opportunity for children to develop themselves through appropriate tools to their stage of growth and their level of maturity. In this sense, a bibliographic analysis of the origins and historical context of these educational establishments was made, as well as the study of their evolution over the years, in response to the transformations of the society inherent to the period in which they are in. Then, some ideological models and reference cases were identified, in order to provide practical solutions that catalyze the well-being of children and the good functioning of the school environment. In this domain, critical reflection on the set of logical experiences in the children’s world, such as the relationship with nature; sensory opportunities; the automation of tasks, and many others, allows us to connect the benefits of these concepts in order to idealize a conceptual model appropriate to users, providing more appropriate impulse for their cognitive, social and motor development. This model that translates all the gains that enable the achievement of the proposed objectives, allowing children to develop in an appropriate space for their training in the most diverse areas, in a wide and unstretched way as before. In order to verify the veracity of these solutions, a post-occupational experimental study was carried out with sample groups from three schools, whose location refers to different parts of the country, and in which the previously selected methodological strategies were evaluated. In fact, the active collaboration of children in a co-responsibility regime with the others involved, proposes new and broader project perspectives, in which greater relevance is given to specific factors of need that only children can identify as a result of their experience and under guidance of specialists in architectural design. Finally, the main objective was to achieve an in-depth understanding in this area of schools and children, in order to build an innovative future awake for the particularism of this specific target audience, thus seeking to discern which future perspectives may be best to shape today’s children |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Interiores e reabilitação do edificado, para obtenção do grau de Mestre. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/21717 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis DHTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
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