Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/21717
Título: A escola no olhar das crianças
Outros títulos: A importância de projetar o espaço centrado no utilizador
Autor: Gonçalves, Rita Isabel Alves Loureiro da Cruz
Orientador: Dias, José Manuel Silveira
Palavras-chave: Evolução do ensino
Arquitetura escolar
Formação da mente
Estética e ética
Projeto centrado no Utilizador
Teaching evolution
School Architecture
Aesthecs and ethcs
User centetered design
Data de Defesa: Set-2020
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: GONÇALVES, Rita Isabel Alves Loureiro da Cruz - A escola no olhar das crianças : a importância de projetar o espaço centrado no utilizador. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado
Resumo: A importância da formação académica foi durante muito tempo resumida ape- nas ao processo de aquisição de um conhecimento formulado. No entanto, as suas evidências nomeadamente ao nível da arquitetura escolar, vieram com- provar o seu contributo no desenvolvimento pessoal das crianças. A arquitetura das escolas primárias deve ter em consideração os utilizadores desta faixa etária, não só pela sua tenra idade como pelas dissemelhanças existentes entre todos. Com isto, esta tipologia de espaços deve possibilitar a oportunidade das crianças se desenvolverem por meio de ferramentas ade- quados à sua fase de crescimento e ao seu nível de maturidade. Neste sentido, iniciou-se uma análise bibliográfica das origens e contexto histórico destes estabelecimentos de ensino, assim como a sua evolução ao longo dos anos em resposta às transformações da sociedade inerentes à época em que se inserem. De seguida, foram identificados alguns modelos ideológicos e casos de referência, com o objetivo de antever soluções práticas catalisadoras do bem-estar as crianças e do bom funcionamento do ambiente escolar. Neste domínio, a reflexão crítica acerca do conjunto de experiências lógicas do mundo das crianças, como a relação com a natureza; as oportunidades sensoriais; a automatização de tarefas, e muitas outras, permite-nos interligar as valências de cada conceito na idealização de um modelo conceptual apropriado aos utilizadores, proporcionando assim estímulos mais adequados ao seu desenvolvimento cognitivo, social e motor. Este modelo traduz todos os ganhos que possibilitam o alcance dos objetivos propostos, permitindo que as crianças se desenvolvam uma formação adequada nas mais diversas áreas, de forma ampla e descomplicada como antes. Com o intuito de verificar a veracidade destas soluções, realizou-se um estudo experimental pós-ocupacional com grupos de amostra de três escolas, cuja localização remete a diferentes pontos do país, e no qual se avaliaram as estratégicas metodológicas previamente selecionadas. Com efeito, a colaboração ativa das crianças em regime de corresponsabilidade com os restantes envolvidos, propõe novas e alargadas perspetivas projetuais, na qual é dada uma maior relevância a fatores específicos de necessidade que só as crianças podem identificar como resultado da sua experiência e sob orientação de especialistas em projeto de arquitetura. Por fim, o objetivo principal ambicionava alcançar uma compreensão aprofundada nesta área das escolas e das crianças, por forma a construir um futuro inovador desperto para as particularidades deste público alvo em específico, procurando assim descortinar quais as perspetivas futuras que melhor possam moldar as crianças de hoje.
ABSTRACT: The importance of academic education has long been summarized only to the process of acquiring formulated knowledge. However, the evidence in terms of school architecture, came to prove it’s contribution to the personal development of children. The architecture of primary schools should pay special attention to users of this very young age group. Based on this, the spaces layout should allow the opportunity for children to develop themselves through appropriate tools to their stage of growth and their level of maturity. In this sense, a bibliographic analysis of the origins and historical context of these educational establishments was made, as well as the study of their evolution over the years, in response to the transformations of the society inherent to the period in which they are in. Then, some ideological models and reference cases were identified, in order to provide practical solutions that catalyze the well-being of children and the good functioning of the school environment. In this domain, critical reflection on the set of logical experiences in the children’s world, such as the relationship with nature; sensory opportunities; the automation of tasks, and many others, allows us to connect the benefits of these concepts in order to idealize a conceptual model appropriate to users, providing more appropriate impulse for their cognitive, social and motor development. This model that translates all the gains that enable the achievement of the proposed objectives, allowing children to develop in an appropriate space for their training in the most diverse areas, in a wide and unstretched way as before. In order to verify the veracity of these solutions, a post-occupational experimental study was carried out with sample groups from three schools, whose location refers to different parts of the country, and in which the previously selected methodological strategies were evaluated. In fact, the active collaboration of children in a co-responsibility regime with the others involved, proposes new and broader project perspectives, in which greater relevance is given to specific factors of need that only children can identify as a result of their experience and under guidance of specialists in architectural design. Finally, the main objective was to achieve an in-depth understanding in this area of schools and children, in order to build an innovative future awake for the particularism of this specific target audience, thus seeking to discern which future perspectives may be best to shape today’s children
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Interiores e reabilitação do edificado, para obtenção do grau de Mestre.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/21717
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DHTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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