Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/20774
Título: Sustentabilidade no ensino do design
Outros títulos: Diretrizes e estratégias para o Brasil e Portugal
Autor: Plentz, Natália Debeluck
Orientador: Almendra, Rita Assoreira
Palavras-chave: Ensino do Design
Sustentabilidade no design
Ensino superior
Competências
Teaching of design
Sustainability in design
Heigher education
Skills
Data de Defesa: Jul-2020
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: PLENTZ, Natália Debeluck - Sustentabilidade no ensino do design : diretrizes e estratégias para o Brasil e Portugal. - Lisboa : FA, 2020. Tese de Doutoramento.
Resumo: A sustentabilidade é uma temática cada vez mais importante, discutida no meio académico e na media, amplamente estudada e fundamental para garantir o futuro da humanidade e do planeta. Apesar de já se falar em sustentabilidade no design há algum tempo, acredita-se que o ensino ainda não está a explorar todo o potencial dessa área de atuação. Isto porque muitas vezes se foca apenas no aspecto ambiental, ou o conhecimento adquirido pelos alunos não é suficiente para actuarem no mercado, ou ainda, a difusão do conhecimento depende de alguns poucos professores, não sendo amplamente expandido. Assim, esta pesquisa procurou avaliar a inserção da sustentabilidade no ensino do design no Brasil e em Portugal, com o intuito de propor possíveis melhorias, pois acredita-se que a sustentabilidade no design nos dois países apresenta lacunas. O estudo iniciou-se com um levantamento dos cursos de design nos países estudados, tendo sido recolhidos dados a respeito das disciplinas específicas de sustentabilidade. Com isso, pode-se ver que nem todos os cursos possuem disciplinas específicas e procurou-se analisar se o tema estava sendo trabalhado em outras disciplinas. Foram feitas também entrevistas com especialistas para se ter uma ideia do estado actual do ensino do design no Brasil e em Portugal. Foi realizado então um estudo piloto numa universidade portuguesa para averiguar como a temática era inserida. Após este piloto foram feitos estudos de casos em quatro universidades dos dois países, que incluíram entrevistas com professores e coordenadores e questionários com alunos e ex-alunos. Se levantaram ainda dissertações e teses para perceber-se se a sustentabilidade é uma temática presente e como é apresentada. Com estes estudos verificou-se que o ensino muitas vezes depende de um professor vector; que os alunos acreditam ainda saber pouco, principalmente em relação a materiais e ferramentas e que a sustentabilidade ensinada apenas de forma teórica tende a não ser levada pelos alunos para seus projectos. Com isso chegou-se a algumas directrizes para o ensino do design voltado para a sustentabilidade. Também foram definidos conteúdos e competências que devem ser trabalhados, tendo-se desenvolvido um modelo de inserção da sustentabilidade no ensino do design para os países estudados.
ABSTRACT: Sustainability is an increasingly important topic, discussed in academia and in the media, widely studied and essential to guarantee the future of humanity and the planet. Although sustainability in design has been discussed for some time, we believe that teaching is not yet exploiting its full potential. This might be because it often focuses only on the environmental aspect, or the knowledge acquired by students is not enough to act in the market, or yet, knowledge depends on a few teachers, and is not widely disseminated. Thus, this research sought to evaluate the insertion of sustainability in design teaching in Brazil and Portugal, with the aim of proposing possible improvements. It is believed that the teaching of sustainability in design in both countries presents gaps. The study began with a survey of design courses in the countries studied, and data was collected on the specific subjects of sustainability. With this, it can be seen that not all courses have specific disciplines, so wetried to analyze if the theme was being approached in other courses. Interviews were also conducted with specialists to get an idea of the current state of design education in Brazil and Portugal. A pilot study was then conducted at a Portuguese university to see how the subject was worked with students. After this pilot, case studies were carried out in four universities in both countries, which included interviews with teachers and coordinators and questionnaires with students and alumni. Furthermore, dissertations and theses were collected to see if sustainability is a present theme and how it is approached. With these studies we found that teaching often depends on a vector teacher, that students still believe to know little, especially in relation to materials and tools and that sustainability taught only theoretically tends not to be taken by students to their projects.This led to some guidelines for the teaching of sustainability-oriented design. It also helped to define contents that should be addressed and competencies that must be worked, and a model of insertion of sustainability in the teaching of design for the countries that we studied was developed.
Descrição: Tese de Doutoramento em Design apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/20774
Aparece nas colecções:BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
DHTAUD - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

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