Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/20667
Título: Arquitetura e ética
Outros títulos: Dos fundamentos da modernidade
Autor: Ribeiro, Ana Maria Oliveira Lau
Orientador: Duarte, Rui Barreiros
Baptista-Bastos, Miguel Calado, coorientador
Palavras-chave: Cabana primitiva
Arcadismo
Templo grego
Helenismo neoclássico
Primitive hut
Arcadianism
Greek temple
Neoclassical Helenism
Data de Defesa: Nov-2020
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: Ribeiro, Ana Maria Oliveira Lau - Arquitetura e ética : dos fundamentos da modernidade. - Lisboa : FA, 2020. Tese de Doutoramento.
Resumo: Nos últimos duzentos anos a historiografia da arquitetura alcançou um progresso notável, contudo não existe uma história da arquitetura doméstica que reúna, num todo coerente, as várias arquiteturas – de elite, vernacular e primitiva – narrando a evolução da habitação na Europa. A presente investigação é um contributo para a preparação de uma futura história da arquitetura doméstica na Europa. Na primeira parte, são estudados os preconceitos centrais da cosmovisão europeia, alicerçada na teoria da evolução das espécies, e que são um obstáculo à integração das várias arquiteturas numa só historiografia. Na segunda parte, os preconceitos falsos são ultrapassados, e os preconceitos verdadeiros são integrados com o conhecimento científico atual, nos campos da arqueologia, da genética e da história, para estabelecer o esboço de uma história da habitação europeia até ao final da Idade Média. Neste período a cabana foi o tipo de construção predominante, tendo ocorrido uma transição significativa da cabana comunitária para a cabana unifamiliar, que correspondeu ao início da propriedade privada e, consequentemente, da desigualdade entre os seres humanos. Na terceira parte, à habitação primitiva europeia é devolvida a sua dignidade histórica, recordando como foi incorporada na teoria da arquitetura moderna por Laugier, através da correspondência entre a filosofia de Rousseau com o arquétipo da cabana primitiva – símbolo da sociedade gentílica igualitária – e do templo grego, enquanto cabana de pedra – símbolo da sociedade democrática. Ao final da experiência hermenêutica, é possível compreender como a cabana primitiva, inserida na tradição do arcadismo, é representação da Idade de Ouro, do tempo em que não existia a desigualdade social, e como a arquitetura do helenismo é representação da luta pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade, por sua vez origem das democracias europeias atuais, e fundamento da Modernidade.
ABSTRACT: In the last two hundred years, the historiography of architecture has reached a remarkable progress, but yet no history of domestic architecture has been made that brings together, in a coherent whole, the several different architectures – elite, vernacular and primitive – narrating the evolution of housing in Europe. The research here presented is a contribution for the preparation of a future history of domestic architecture in Europe. In the first part are studied the central prejudices of the European worldview, based on the theory of evolution of species, which obstructs the integration of the several architectures in a single historiography. In the second part, false prejudices are overcome, and true prejudices are integrated with the current scientific knowledge, in the fields of archeology, genetics and history, to establish a possible outline of a history of European housing until Late Middle Ages. During this period, the hut was the predominant type of construction, and a significant transition occurred from the community hut to the single family hut, which corresponded to the beginning of private property and, consequently, of inequality between human beings. In the third part, primitive European housing is restored to its historical dignity, recalling how it was incorporated into Laugier’s theory of modern architecture, through the correspondence between Rousseau’s philosophy, the archetype of the primitive hut – symbol of egalitarian gentile society – and the Greek temple, as a stone hut – symbol of democratic society. At the end of the hermeneutic experience, it is possible to understand how the primitive hut, as a part of the Arcadian tradition, is a representation of the Golden Age, the time when social inequality did not exist, and how the architecture of Hellenism is a representation of the struggle for freedom, equality and fraternity, which in turn is the origin of modern European democracies, and foundational of Modernity.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitetura, com a especialização em Teoria e História apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/20667
Aparece nas colecções:BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
DHTAUD - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lau, A. 2020. Arquitetura e Ética.pdf11,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.