Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/17618
Título: O desenho, a expressão gráfica dos mecanimos da cognição
Autor: Rodrigues, Luís Filipe Salgado Pereira
Orientador: Rodrigues, Ana Leonor Magalhães Madeira
Palavras-chave: Desenho
Cognição
Expressão
Imagem
Pensamento
Drawing
Cognition
Expression
Image
Thought
Data de Defesa: Jul-2018
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: RODRIGUES, Luís Filipe Salgado Pereira - O desenho, a expressão gráfica dos mecanismos da cognição.- Lisboa: FA, 2018. Tese de Doutoramento. [O autor não autoriza a divulgação do texto integral]
Resumo: Esta investigação concentra o seu objetivo na abordagem do desenho empírico enquanto meio de representação sensível que, baseado nos mecanismos de cognição, tem potencialidades para estimular, incrementar e clarificar o pensamento baseado na forma. Neste sentido, estará patente a procura da argumentação sobre a confirmação das seguintes hipóteses contextualizadas na produção do desenho empírico: “o desenho potencia o pensamento quando conjugue a expressão e a cognição”; “a expressão gráfica é um meio que estimula o processo da imaginação e do raciocínio”; “a expressão potencia os mecanismos cognitivos quando é ativada a relação dialética entre as sinergias do corpo, a dinâmica da imaginação e a faculdade da razão”. Será relevado o papel do desenho na ativação da relação dialética entre o pensamento e a forma, tendo em conta que a sua natureza mais racional ou mais expressiva depende dos processos usados, conforme tenham uma ligação mais próxima à realidade empírico-expressiva ou à realidade científico-raciocinativa. Com base neste princípio, criou-se um constructo teórico onde se propõe uma definição de Desenho 1 e Desenho 2: o Desenho 1 é de natureza sensível, feito à mão levantada, ligado intrinsecamente a um processo expressivo sob a influência de motivações subjetivas, combinadas com fatores objetivos e baseado na aferição percetiv; o Desenho 2 é de natureza racional, feito com instrumentos de rigor métrico, ligado intrinsecamente à exploração da geometria, que é determinada pela relação lógico-formal sob o controlo da aferição raciocinativa de natureza matemática. Pretende-se, com esta abordagem, sugerir que o Desenho 1 permite particularmente desenvolver o que aqui se designou “inteligência da representação analógica”, na qual estão implicadas a inteligência espacial, a inteligência corporal-cinestésica e a inteligência lógico-dedutiva, para além de, dada a natureza expressiva deste tipo de desenho, se combinar com uma certa inteligência sensível. Em função disto, argumenta-se que o Desenho 1, na relação sensível-racional e interior-exterior, desencadeia a expressão enquanto meio de exteriorização de um conjunto de sinergias conjugadas no sistema mente-corpo, que, quando ordenadas cognitivamente, terão um efeito particular na potenciação/clarificação do pensamento sobre/com a forma.
ABSTRACT: This investigation concentrates its propose in the empiric drawing as a way of a sensible representation which is based on the mechanisms of the cognition and it has potentialities to stimulate, increase and clarify the thought based on the shape. In this sense it will be manifest the search of the argumentation about the confirmation of these following hypotheses that are contextualized in the production of the empiric drawing: “the drawing potentiate the thought when conjugate the expression and the cognition”; “the graphical expression is a way that stimulate the process of imagination and rationality”, “ the expression potentiate the cognitive mechanisms when it is activated the dialectid relation between the synergies of the body, the dynamics of the imagination and the faculty of the reason”. The role of drawing in the activation of the dialectical relationship will be relieved between the thought and the shape, taking into account that its nature more rational or more expressive depends on the processes used according they have a connection nearest to the empirical expressive reality or to the scientific reasoning reality. Based on this principle it was created a theoretical construct in which it is proposed a defination of drawing 1 and drawing 2: the drawing 1 has a sensitive nature, made with hand raised, intrinsically bound to an expressive process under the influence of subjective motivations, combined with objective factors and based on perceptual gauging; the drawing 2 has a rational nature, made with instruments of metric rigor, intrinsically linked to the exploration of geometry which is determined by the logical formal relationship under the control of the ratiocinative gauging of mathematical nature. With this approach we intend to suggest that the drawing 1 particularly allows to develope what we designated by "intelligence of the analog representation" in which space intelligence, body-kinesthetic intelligence and logical-deductive intelligence are implicated, in addition to, given the expressive nature of this type of design, to combine with a certain sensitive intelligence. In function of this it is argued that the drawing 1 in the relationship, sensible and rational, interior-exterior, unleashes the expression as a mean of exteriorization of a set of conjugated synergies in the mind-body system, which, when cognitively ordered, will have a particular effect on the potentiation / clarification of thought over and over.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitetura, com a especialização em Desenho e Computação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/17618
Aparece nas colecções:BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
DPAUD - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutoramento_Luís Rodrigues12,68 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.