Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/16923
Título: As funções da atenção visual do desenhador no fenómeno de desenho de observação
Outros títulos: Uma aproximação ao modelo de funcionamento cognitivo
Autor: Rahim, Shakil Yussuf
Orientador: Rodrigues, Ana Leonor Madeira
Côrte-Real, Eduardo Alberto Vieira de Meireles, coorientador
Palavras-chave: Desenhador
Desenho de observação
Atenção visuo-espacial
Experiência do gesto
Cognição humana
Draughtsperson
Observational drawing
Visuospatial attention
Gesture experience
Human cognition
Data de Defesa: 5-Set-2018
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: Rahim, Shakil Yussuf - As funções da atenção visual do desenhador no fenómeno de desenho de observação : uma aproximação ao modelo de funcionamento cognitivo.- Lisboa: FA, 2018. Tese de Doutoramento.
Resumo: A investigação centra-se na análise do desenhador e do(s) desenhar(es) no fenómeno de desenho de observação. O Desenhador é entendido entre o triângulo biofisiológico ‘olhos-cérebro-mão’ e a solução cultural e fenomenológica ‘olhar-mente-gesto’. O estudo procura estratégias cognitivas no trajecto transformador que vai da estimulação visual (rastreamento ocular) à resposta motora (comportamento manual), passando por representações externas e internas da construção visual e gestual da variabilidade dos vestígios gráficos (contornos, tramas e manchas) entre as (des)continuidades de precisão e expressão do desenhado. A transformação cognitiva do Desenhar é explicada por rotas neuronais e mentais, entre o arco ‘Olhos - córtex visual Vn’ (colecta de luz, mapas retinianos de contraste, compressão fóveal, visão periférica, distribuição sacádica, segmentação visual, córtex occipital) e o arco ‘córtex motor Mn – Mão’ (polegar, motricidade fina, tacto, somatossensibilidade, córtex pré-motor, área motora suplementar, cerebelo) que convergem para o terceiro arco ‘Olhar – rede fronto-parietal Rf-p – Gesto’: uma zona de interface e composição visuomotora (atenção visuo-espacial, memória de trabalho procedural, espaço proprioceptivo, córtex parietal posterior, precuneos, córtex pré-frontal, padrões sensoriomotores). As bases da neurobiologia do desenhar são explicadas por mapeamento espacial simultâneo de percepção e acção, com predominância por via dorsal, que coloca o desenhar do lado de cima do cérebro. A criação dos Desenhares como fenómeno inteligível e criativo faz convergir para a zona de interface espacial uma activação plural de todo o cérebro por funções transversais de planeamento, processos executivos, resolução de problemas e tomada de decisão (top-down, córtex frontal, operações mentais complexas, circuitos emocionais de neuroestética, fenomenologia da consciência visual, inteligência criativa e cognição enativa). O di-segno flutua na temporalidade da composição rizomática incarnada de cones visuais e esferas manuais, por selecção, interpretação, gestão e criação de conhecimento, intuição e sensibilidade. Os desenhares são uma ampliação expressiva do gesto na experiência visuomotora, que ultrapassa a mimésis, e que estende a poiesis fenomenológica dos olhares às intencionalidades, ao devir e à identidade artística do desenhador.
ABSTRACT: The research focuses on the analysis of the draughtsperson and the drawing(s) on the phenomenon of observational drawing. The Draughtsperson is understood between the bio-physiological triangle ‘eyes-brain-hand’ and the cultural and phenomenological ‘gaze-mind-gesture’ solution. The study looks for cognitive strategies in the transformer path from visual stimulation (ocular tracking) to motor response (manual behaviour), through external and internal representations in the visual and gestural construction of the variability of the graphic traces (contours, hatch, and spots), between the (dis)continuities of precision and expression of the drawn. The cognitive transformation of to Draw is explained by neuronal and mental between the arch ‘Eyes – visual cortex Vn’ (light collection, contrast retinal maps, foveal compression, peripheral vision, saccadic distribution, visual segmentation, occipital cortex) and the arch ‘cortex motor Mn – Hand’ (thumb, fine motor skills, touch, somatosensitivity, premotor cortex, supplemental motor area, cerebellum) that converge to the third arch ‘Gaze – fronto-parietal network Nf-p – Gesture’: a visuomotor composition and interface zone (visuospatial attention, procedural working memory, proprioceptive space, posterior parietal cortex, precuneus, prefrontal cortex, sensorimotor patterns). The basis of the neurobiology of to draw is explained by simultaneous spatial mapping of perception and action, predominantly on the dorsal side, which places the drawing on the upper side of the brain. The creation of Drawings as an intelligible and creative phenomenon converges to the spatial interface zone a plural activation of the whole brain by transversal functions of planning, executive processes, problem solving and decision making (top-down, frontal cortex, mental complex operations, neuroaesthetics emotional circuits, phenomenology of visual consciousness, creative intelligence, and enactive cognition). Di-segno fluctuates in the temporality of the embodied rhizomatic composition of visual cones and manual spheres, through selection, interpretation, management and creation of knowledge, intuition, and sensibility. The drawings are an expressive amplification of the gesture in the visuomotor experience, which surpasses the mimesis, and which extends the phenomenological poiesis of the gaze to the intentionality, becoming and artistic identity of the draughtsperson.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitetura, com a especialização em Desenho e Computação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/16923
Aparece nas colecções:BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
DPAUD - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

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