Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/16506
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPicoto, Winnie Ng-
dc.contributor.authorNeves, Ricardo Miguel de Sousa-
dc.date.accessioned2018-12-13T14:01:34Z-
dc.date.available2019-06-13T00:30:17Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationNeves, Ricardo Miguel de Sousa (2018). "A aceitabilidade das aplicações móveis nos eventos futebolísticos em Portugal e a satisfação dos adeptos face à sua utilização". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/16506-
dc.descriptionMestrado em Ciências Empresariaispt_PT
dc.description.abstractEste trabalho aborda a aceitabilidade das aplicações móveis nos recintos desportivos, nomeadamente nos estádios de futebol em Portugal, locais, onde as evoluções tecnológicas tendem a ser maiores, sendo estas parte integrante do espetáculo, de todos os que o vivenciam e programam. Num evento desportivo, o adepto procura assistir a um espetáculo, não deixando de parte todas as experiências que podem potenciar a sua comodidade, entretenimento e segurança. Nos dias que correm, as tecnologias envolvem cada vez mais os adeptos e os agentes ligados a estes eventos, onde a ponte é feita através dos smartphones, aplicações móveis e outras tecnologias que se encontram nos estádios. Através deste estudo, percebemos a aceitabilidade dos adeptos face às aplicações móveis, antes, durante e depois do jogo de futebol. É igualmente abordada a satisfação dos adeptos no que respeita à utilização das aplicações móveis e serviços associados. Verificámos neste estudo que a Expectativa de Desempenho, Condições Facilitadoras, Motivações Hedónicas e o Hábito são fatores que influenciam a adoção da tecnologia. No que respeita à satisfação dos adeptos face à utilização das aplicações móveis e serviços associados, verificamos que a Acessibilidade, Estádio Exterior, Estádio Interior e Serviços de Comida e Bebida são fatores de satisfação. O estudo baseia-se em dois modelos de pesquisa: (Venkatesh, Thong, & Xu, 2012) e (Hock, Ringle, & Sarstedt, 2010). Foi realizado um inquérito onde são abordadas questões relativamente à adoção da tecnologia e à satisfação decorrente da sua utilização. Este estudo faz ainda uma análise às aplicações móveis de três clubes.pt_PT
dc.description.abstractThis paper addresses the acceptability of mobile applications in the local sports venues, where technological evolutions tend to be larger, being these integral parts of the spectacle, of all those who experience and program it. In a sporting event, the adept tries to watch a show, not leaving aside all the experiences that can enhance his comfort, entertainment and safety. Nowadays, technologies are increasingly involving the fans and agents involved in these events, where the bridge is made through smartphones, mobile applications and other technologies that are in the stadiums. Through this study, we will understand the acceptability of the fans to mobile applications, before, during and after a football event, the most popular sport in Portugal. It will also address the satisfaction of fans regarding the use of mobile applications and associated services. With this study, we verified that the Performance Expectancy, Facilitating Conditions, Hedonic Motivations and Habit are factors that impact on the technology adoption. Regarding the topic about the supporters? satisfaction with the usage of mobile applications and the services associated with it, we verified that the Accessibility, Exterior Stadium, Interior Stadium and Food and Beverages Services are factors that satisfy. The study is based on two research models: Venkatesh, Thong, & Xu, 2012) and (Hock, Ringle, & Sarstedt, 2010). A survey was carried out, which addressed to issues regarding the adoption of technology and the satisfaction derived from its use. This study also analyzes the mobile applications of three football clubs.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectAdeptopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectEstádiospt_PT
dc.subjectIoTpt_PT
dc.subjectAplicações Móveispt_PT
dc.subjectRede sem fiospt_PT
dc.subjectEventopt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectFuturopt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectAdoçãopt_PT
dc.subjectSupporterpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectStadiumspt_PT
dc.subjectMobile Applicationspt_PT
dc.subjectWirelesspt_PT
dc.subjectEventpt_PT
dc.subjectFootballpt_PT
dc.subjectFuturept_PT
dc.subjectExperiencept_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectAdoptionpt_PT
dc.titleA aceitabilidade das aplicações móveis nos eventos futebolísticos em Portugal e a satisfação dos adeptos face à sua utilizaçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-RMSN-2018.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.