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http://hdl.handle.net/10400.5/14904
Título: | A ciclicidade da política orçamental: aspectos e métodos e resultados empíricos |
Autor: | Pina, Álvaro Manuel C. A. |
Data: | Mai-2006 |
Citação: | Pina, Álvaro Manuel C.A. (2006). " A ciclicidade da política orçamental: aspectos e métodos e resultados empíricos". Provas de Agregação. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
Resumo: | Esta lição incide sobre o tema da orientação cíclica da política orçamental. Apresenta os conceitos relevantes, aborda a forma de medir a ciclicidade, e debruça-se sobre as explicações que têm sido propostas para a prevalência, em alguns países, de um padrão orçamental pró-cíclico, e portanto tendencialmente desestabilizador em termos macroeconómicos. Leva a cabo uma revisão crítica da literatura, descrevendo trabalhos anteriores mas também discutindo as respectivas metodologias e conclusões; e contém, igualmente, resultados empíricos originais. A ciclicidade orçamental tem merecido nos últimos anos um renovado interesse por parte dos economistas, num contexto mais geral de reavaliação da política orçamental discricionária (e.g. Taylor, 2000). Poder-se-á afirmar que o próprio enquadramento da política macroeconómica na área do euro contribui para avivar essa atenção. Por um lado, a indisponibilidade da política monetária na resposta a choques assimétricos reforça a necessidade de instrumentos orçamentais. Por outro, as restrições decorrentes do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) desencadearam interrogações sobre o contributo efectivamente dado pela política orçamental para a estabilização macroeconómica. Numa edição recente do World Economic Outlook (IMF, 2004) pode mesmo ler se que "cyclicality (...) is the central feature of fiscal behavior, affecting both macroeconomic stabilization and long-term sustainability" 1 (p. 116). Sem reclamar para o tema objecto desta lição uma tal centralidade, afigura-se pacífico defender que a ciclicidade orçamental adquiriu uma relevância e uma actualidade assinaláveis. O Decreto n° 301/72 de 14 de Agosto, que rege as provas de agregação, determina, na alínea b) do n° I do artigo 9°, que o candidato deverá entregar "(...) um sumário pormenorizado da lição síntese, escolhida pelo candidato, sobre um problema dentro do âmbito da disciplina ou grupo de disciplinas (...)" a que se reportam as provas. A presente lição poderia, assim, incidir sobre qualquer tema pertencente ao vasto grupo (Grupo I) de disciplinas de Economia do ISEG. Consideramos, no entanto, haver vantagem em ancorar a lição no âmbito da disciplina de Política Económica, objecto do relatório referido na alínea a) do n° I do mesmo artigo 9°: desta forma, a lição tem múltiplos pontos de contacto com o programa da disciplina, nomeadamente a nível dos conceitos de pró-ciclicidade e anti-ciclicidade ( 11a aula de Política Económica2), de indicadores de orientação cíclica (123 aula), de distorções de carácter político (em larga medida comuns às da 243 aula), e de regras e instituições orçamentais (293 aula). 1 A referência à sustentabilidade é, provavelmente, fruto da correlação detectada entre políticas pró-cíclicas e défices elevados. 2 Ver secção 3.3 do relatório com o programa, conteúdos e métodos de ensino da disciplina. O presente documento vai para além do requisito legal de "um sumário pormenorizado" (ver parágrafo anterior) e, a exemplo do que vem sendo hábito em provas de agregação no ISEG, apresenta um texto completo sobre o problema em análise. Contendo alguns resultados de investigação originais, a lição não deixou de ser redigida numa perspectiva pedagógica, explicitando aspectos metodológicos e de enquadramento do tema que um trabalho puramente de investigação omitiria, ou abordaria de forma muito mais condensada. O volume de informação contido neste texto afigura-se superior ao que será razoável transmitir numa única aula a estudantes de licenciatura, impondo alguma selectividade na preparação da mesma. Pensamos, no entanto, que tal pode ser encarado como reflexo do contraste habitual entre a situação de comunicação oral de uma aula e um texto escrito que lhe esteja subjacente. Assim, o texto integral desta lição poderá constituir um elemento de estudo útil para os estudantes que desejem aprofundar o tema da ciclicidade da política orçamental. O texto da lição está estruturado da seguinte forma. A secção 2 define o que se entende por uma política orçamental pró-cíclica e anti-cíclica, sumaria argumentos teóricos que sustentam uma orientação anti-cíclica como normativamente correcta, e discute como medir a ciclicidade, apresentando alguns resultados ilustrativos. Nas secções seguintes procura-se identificar os factores subjacentes a determinados padrões cíclicos e, em particular, explicar o porquê de numerosas políticas pró-cíclicas: a secção 3 faz uma revisão de argumentos teóricos, e a 4 aborda estudos empíricos. Novos resultados sobre medição da ciclicidade e variáveis político institucionais que lhe estão associadas, obtidos para uma amostra de 14 países da União Europeia (UE), são apresentados na secção 5. A secção final sintetiza os aspectos mais importantes da lição. |
Descrição: | Requisito parcial para admissão a provas de agregação em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, conforme disposto no Decreto-Lei 301/72 de 14 de Agosto. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/14904 |
Aparece nas colecções: | DE - Provas de Agregação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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