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http://hdl.handle.net/10400.5/14268
Título: | Avaliação de desempenho de perfis comerciais : impacto na satisfação e no turnover |
Autor: | Sarmento, Catarina Vargas de Oliveira de Moraes |
Orientador: | Soares, Maria Eduarda |
Palavras-chave: | Avaliação de Desempenho Satisfação no Trabalho Turnover Comerciais Voz Instrumental Voz Não- Instrumental Justiça Distributiva Performance Appraisal Job Satisfaction Sales People Instrumental Voice Non Instrumental Voice Distributive Justice |
Data de Defesa: | Out-2017 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Sarmento, Catarina Vargas de Oliveira de Moraes (2017). "Avaliação de desempenho de perfis comerciais : impacto na satisfação e no turnover". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
Resumo: | O presente trabalho pretende realizar uma análise da relação entre a Avaliação de Desempenho e a Satisfação no Trabalho e as intenções de Turnover. Esta análise será realizada para perfis comerciais.
Em termos metodológicos foram recolhidos 130 questionários em 2017, tendo por base 5 escalas (Voz Instrumental, Voz Não-Instrumental, Justiça Distributiva, Satisfação, e Intenções de Turnover). A análise fatorial da escala de Satisfação revelou a existência de 4 dimensões (Satisfação com a conversa, Satisfação com a preparação, Motivos de Insatisfação e Consequências).
Realizamos a análise de correlação das três variáveis consideradas como independentes (Voz Instrumental, Voz Não-Instrumental, Justiça Distributiva) com as variáveis consideradas dependentes (Satisfação e Turnover) e concluímos que: (i) a Voz Instrumental está positivamente associada à satisfação com a conversa e à satisfação com a preparação e negativamente associada com as intenções de turnover, (ii) a Voz Não-Instrumental está positivamente associada com a satisfação com a conversa e a satisfação com a preparação, mas não está significativamente associada com as intenções de turnover e (iii) a Justiça Distributiva está positivamente associada à satisfação com a conversa e à satisfação com a preparação e negativamente associada com as intenções de turnover. This thesis intends to perform an analysis of the relationship between the performance evaluation, and the job satisfaction and turnover intentions. This analysis will be applied to commercial. In methodological terms, 130 questionnaires were collected in 2017, based on 5 scales (Instrumental Voice, Non-Instrumental Voice, Distributive Justice, Satisfaction and Turnover Intentions). The factorial analysis of the Satisfaction scale revealed the existence of four dimensions (Satisfaction with the conversation, Satisfaction with preparation, Reasons for dissatisfaction and Consequences). We conducted an analysis of correlations of the three variables considered as independent (Instrumental Voice, Non-Instrumental Voice, Distributive Justice) with variables considered dependent (Satisfaction and Turnover) and we conclude that: (i) Instrumental Voice has a positive influence on satisfaction with conversation and with preparation and a negative influence in the turnover intentions, (ii) Non-Instrumental Voice positively influences a satisfaction with a conversation, a satisfaction with a preparation and the turnover intentions (iii) Distributive Justice positively influences a satisfaction with the conversation and with preparation and negatively affects the turnover intentions. |
Descrição: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/14268 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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