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http://hdl.handle.net/10400.5/13241
Título: | Associativismo : práticas colaborativas que as associações promovem aos seus associados |
Autor: | Caracóis, Inês do Cabo |
Orientador: | Lopes, José Dias iccaracois@gmail.com |
Palavras-chave: | Associação Empresarial Associativismo Tipologia de Serviços Prestação de Serviços a Empresas Trade Association Associativism Typology of Services Providing Services to Companies |
Data de Defesa: | Out-2016 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Caracóis, Inês do Cabo (2016). "Associativismo : práticas colaborativas que as associações promovem aos seus associados". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
Resumo: | Ao longo do tempo, devido à globalização e à evolução dos mercados, é essencial o aumento do associativismo tendo como objetivo o desenvolvimento económico do país. Graças ao ambiente competitivo em constante mudança, e às práticas comerciais, as associações têm-se tornado cada vez mais profissionais e eficientes. Verifica-se desta forma, a inevitabilidade da racionalização das associações empresariais.
Este trabalho teve como objetivo geral estudar as associações empresariais, percebendo que razões levam as empresas a associarem-se, que vantagens têm, e essencialmente, verificar se se encontram satisfeitas numa vertente de prestação de serviços. Para cumprir o objetivo proposto foi desenvolvido e aplicado um questionário, que teve por base uma tipologia de serviços desenvolvida ao longo do estudo e sintetizando a literatura. Toda a análise de resultados e posteriormente a resposta aos objetivos propostos foram elaboradas tendo por comparação a tipologia desenvolvida.
Conclui-se que a tipologia de serviços desenvolvida corresponde ao conjunto de serviços prestados pelas associações atualmente, pois verificou-se concordância entre o leque de serviços e a tipologia elaborada. Contudo podem ainda ser adicionados outros serviços. Verificou-se também a harmonização entre respostas das associações e empresas, o que leva a concluir que numa visão geral as empresas estão satisfeitas com os serviços prestados pelas associações, concordando que existem inúmeras vantagens por estarem associadas. Porém existem alguns aspetos a ser trabalhados por parte das associações, tanto a nível de serviços como respeitante à sua operacionalização. Over time and due to globalization and markets evolution, it is essential to increase associativism aiming our country economic development. Thanks to the ever-changing competitive environment and commercial practices, associations have become increasingly professional and efficient. This will inevitably lead to the rationalization of trade associations. The objective of this work was to study trade associations themselves, to understand the reasons why companies get associated, what are the advantages, and essentially, verify if they are satisfied in a service offering perspective. This analysis was performed through a questionnaire survey, which was based on a typology of services developed throughout the study, according to the literature. All the results analysis and later the response to the proposed objectives were elaborated comparing the typology initially developed. It is concluded that the typology of services developed match to the set of services provided by trade associations. However, other services may also be added on long term. The harmonization of responses by associations and companies has also been found, which leads to conclude that, in overview, companies are satisfied with the services provided by associations. However, there are some aspects to be worked out by associations regarding their services and its operation. |
Descrição: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/13241 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
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