Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/102899
Título: O papel dos influenciadores digitais na intenção dos jovens-adultos realizarem procedimentos estéticos
Autor: Hipólito, Inês Martins
Orientador: Santos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos
Palavras-chave: Redes Sociais
Influenciadores Digitais
Procedimentos Estéticos
Comparação de Imagem
Autodiscrepância
Perceção Distorcida da Autoimagem
Autoestima
Filtros
Cirurgiões Plásticos
Clínicas de Estética
Social Networks
Digital Influencers
Aesthetic Procedures
Image Comparison
SelfDiscrepancy
Distorted Perception of Self-Image
Self-Esteem
Filters
Plastic Surgeons
Aesthetic Clinics
Data de Defesa: Jun-2025
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Hipólito, Inês Martins (2025). “O papel dos influenciadores digitais na intenção dos jovens-adultos realizarem procedimentos estéticos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Ossocial media marcam a atualidade pela sua influência nos jovens-adultos, nomeadamente quanto a ideais de beleza. Os influenciadores digitais detêm um papel essencial na promoção da aparência ideal, posicionando-se como uma referência e conduzindo os seus seguidores a comparar a sua própria imagem com a deles. Essa comparação tem impacto sobre a sua perceção corporal, autoestima e outros aspetos individuais, contribuindo para o desejo de modificarem o seu corpo. Assim sendo, os influencers revelam ser um fator importante na tomada de uma decisão estética, pelo que a dissertação se debruça sobre a implicação da comparação com a imagem dos influenciadores na autodiscrepância, autoimagem e autoestima dos consumidores, bem como na sua intenção final de realização de cirurgia plástica. Pretendese também explorar qual é o papel que a utilização de filtros, os perfis de cirurgiões e clínicas de estética nas redes sociais, e o tipo de procedimento têm na decisão. O presente estudo segue uma ótica de investigação qualitativa, de natureza exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência. Realizaram-se vinte entrevistas semiestruturadas: dezasseis com participantes entre os 18 e 35 anos e quatro com idades superiores a 35 anos. A análise dos dados recolhidos foi realizada com o apoio do software MAXQDA. Através dos resultados obtidos, é possível verificar que os influenciadores têm uma forte influência na vontade de um indivíduo se submeter a uma intervenção estética, sobretudo quando existe uma exposição constante aos seus conteúdos, que promovem uma aparência irreal. Além disso, a existência de uma diferença entre o Eu Real e o Eu Ideal, uma distorção do próprio corpo e uma baixa autoestima, apresentam um papel importante na intenção de realizar um procedimento. Destaca-se ainda o impacto dos filtros, dos perfis de cirurgiões plásticos/clínicas de estética nas redes sociais, e do tipo de procedimento, alertando-se para as repercussões das imagens editadas, dos conteúdos que incentivam à cirurgia estética e da normalização das intervenções. Do ponto de vista académico, o presente estudo permite colmatar uma lacuna de conhecimento, ao permitir a compreensão aprofundada do nível de influência, não só dos influenciadores digitais, como também de fatores individuais, que se encontra por detrás da tomada de uma decisão estética. Do ponto de vista empresarial, alerta para a responsabilidade ética na comunicação deste tipo de procedimentos, pelos influencers e pelos cirurgiões plásticos/clínicas de estética, e incentiva ao desenvolvimento de estratégias que combatam a divulgação de padrões de beleza irreais.
Social media is influencing young adults today, particularly in terms of beauty ideals. Digital influencers play an essential role in promoting the ideal appearance, positioning themselves as a reference and leading their followers to compare their own image with theirs. This comparison has an impact on their body perception, self-esteem and other individual aspects, contributing to their desire to modify their bodies. Therefore, influencers prove to be an important factor in making an aesthetic decision, which is why this dissertation focuses on the implication of comparison with the image of influencers on consumers' selfdiscrepancy, self-image and self-esteem, as well as on their final intention to undergo plastic surgery. The aim is also to explore what role the use of filters, the profiles of surgeons and beauty clinics, and the type of procedure play in the decision. This study follows a qualitative, exploratory research approach, using a non-probabilistic convenience sample. Twenty semi-structured interviews were carried out: sixteen with participants aged between 18 and 35, and four over 35. The data collected was analyzed using MAXQDA software. The results show that influencers have a strong influence on an individual's willingness to undergo an aesthetic intervention, especially when there is constant exposure to their content, which promotes an unrealistic appearance. In addition, the existence of a difference between the Real Self and the Ideal Self, a distortion of one's own body and low self-esteem play an important role in the intention to undergo a procedure. The impact of filters, plastic surgeon/beauty clinic profiles on social networks and the type of procedure are also highlighted, alerting us to the repercussions of edited images, content that encourages cosmetic surgery and the standardization of interventions. From an academic point of view, this study closes a knowledge gap by providing an in-depth understanding of the level of influence, not only of digital influencers, but also of individual factors, behind the making of a cosmetic decision. From a business point of view, it highlights the ethical responsibility of influencers and plastic surgeons/aesthetic clinics in communicating these types of procedures, and encourages the development of strategies to combat the dissemination of unrealistic beauty standards.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/102899
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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