Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102647
Título: | Circular economy in the automotive industry: an empirical analysis on official Portuguese dealerships |
Autor: | Costa, Diogo Mendes Ramos Calaveiras da |
Orientador: | Silva, Graça Maria de Oliveira Miranda |
Palavras-chave: | Circular Economy Circular Economy practices Automotive Industry Costumer Perspective Portuguese Context Economia Circular Práticas de Economia Circular Indústria Automóvel Perspetiva do Consumidor Contexto Português |
Data de Defesa: | Jun-2025 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Costa, Diogo Mendes Ramos Calaveiras da (2025). “Circular economy in the automotive industry: an empirical analysis on official Portuguese dealerships”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
Resumo: | This study investigates the implementation of circular economy (CE) practices
within the automotive industry. More specifically, it analyses how CE principles are
implemented and the barriers and enablers of this implementation as perceived by official
Portuguese automotive dealerships. To obtain a more complete picture of the role of the
circular economy in the automotive context, the study also explores the customer
perspective on CE practices, preferences and perceived barriers to CE solutions in the
automotive industry. The study adopts a qualitative, exploratory case study approach. The
case study focuses on three Volkswagen Group brands: SEAT, CUPRA and Audi. Data
were collected through semi-structured interviews with senior sales managers responsible
for three of the brands. Moreover, to capture the customer's perspective, the study also
applied an online survey to automotive customers to evaluate their preferences and
perceived barriers to CE solutions. The findings show that all three brands have
implemented circular economy (CE) practices, including leasing, vehicle reuse and
reconditioning, albeit with different levels of maturity and visibility. While corporate
consumers typically drive demand for circular solutions, individual consumers are more
price sensitive.
These findings provide a more holistic view of the adoption of the circular economy in
the Portuguese automotive sector, with significant implications for policymakers,
industry stakeholders, and researchers. Este estudo investiga a implementação de práticas de economia circular (EC) na indústria automóvel. Mais especificamente, analisa a forma como os princípios da EC são implementados e as barreiras e facilitadores desta implementação, tal como são percecionados pelos concessionários oficiais de automóveis portugueses. Para obter uma imagem mais completa do papel da economia circular no contexto automóvel, o estudo também explora a perspetiva do cliente sobre as práticas de EC, as preferências e as barreiras percebidas às soluções de EC na indústria automóvel. O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória de estudo de caso. O estudo de caso centra-se em três marcas do Grupo Volkswagen: SEAT, CUPRA e Audi. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com gestores de vendas seniores responsáveis por três das marcas. Além disso, para captar a perspetiva do cliente, o estudo também aplicou um inquérito em linha a clientes do sector automóvel para avaliar as suas preferências e os obstáculos que consideravam existir às soluções de EC. Os resultados mostram que as três marcas implementaram práticas de economia circular (EC), incluindo o aluguer, a reutilização e o recondicionamento de veículos, embora com diferentes níveis de maturidade e visibilidade. Enquanto os consumidores empresariais normalmente impulsionam a procura de soluções circulares, os consumidores individuais são mais sensíveis ao preço. Estas conclusões fornecem uma visão mais holística da adoção da economia circular no sector automóvel português, com implicações significativas para os decisores políticos, as partes interessadas da indústria e a investigação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102647 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DM-DMRCC-2025.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.