Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/102625
Título: Listening to architecture: creating aural architectures through aesthetic experience
Autor: BALBONTIN, Sofía
Orientador: Sousa Dias, António
Amphoux, Pascal
Palavras-chave: Arquitetura Auditiva
Espaço Sonoro
Espaço Acústico
Espaço Aural
Experiência Estética
Data de Defesa: 25-Fev-2025
Resumo: A prática de “escutar a arquitetura” transforma a realidade construída numa experiência incorporada (embodied experience). Este ato de escuta ocorre dentro de um enquadramento temporal onde sensibilidades e corporeidades convergem. Quando a arquitetura é afetada pelo som, emerge uma dimensão sonora, acústica e auditiva do espaço. A interação desta presença sonoro-espacial dentro de acústicas específicas forma um mapa cognitivo acessível através da escuta incorporada. Este processo interativo unifica som, espaço e corpo no que eu apresento como arquitetura auditiva. A arquitetura auditiva é uma prática estética que nos convida a explorar espaços invisíveis através da escuta. Através de experiências auditivas e interpretações sensoriais, torna-se possível construir arquiteturas auditivas resultantes da ação artística do artista, da acústica do espaço e da percepção criativa do ouvinte. Esta pesquisa artística explora a prática da arquitetura auditiva através do projeto Espacios Resonantes, que investiga o som do espaço através de expedições ao redor do mundo em busca de arquiteturas industriais onde este fenómeno se manifesta como uma presença tangível. A tese compila e organiza todo o trabalho realizado pelo projeto até à data; assim, o resultado deste processo é a história do projeto Espacios Resonantes, apresentado como uma narrativa temporal de processos teóricos e práticos onde as questões evoluíram ao longo do tempo, as direções mudaram várias vezes, e os pontos de partida levaram a destinos inesperados. Como arquiteta, sinto o dever de reinventar a arquitetura reinterpretando a sua condição física e movendo-me em direção à criação de arquiteturas imateriais. Utilizando o som como material de construção invisível e a escuta como força criativa de design, Espacios Resonantes abraça a ideia de desmaterializar a arquitetura para criar estruturas especulativas de som em movimento. O projeto concentra-se na recuperação e valorização de espaços industriais abandonados, estudando e reinterpretando-os através da ação artística. Este processo é uma prática espacial crítica que apropria e reinterpreta locais industriais como símbolos do declínio da nossa sociedade orientada para o progresso. Estes espaços representam um processo sistemático de entropia urbana que caracteriza a era do Antropoceno, revelada pela ação artística do som no espaço, reconvertendo os espaços residuais do extrativismo em locais culturais temporais. estrutura desta tese divide-se em três partes: a primeira parte apresenta o projeto Espacios Resonantes, a segunda parte estabelece os fundamentos conceptuais para o desenvolvimento prático apresentado na terceira parte, que destaca as práticas artísticas e os métodos de pesquisa práticos centrados na escuta da arquitetura como uma prática criativa que constrói arquiteturas auditivas através da experiência estética. Assim, esta tese apresenta a prática criativa da arquitetura auditiva como um empreendimento artístico que distribui e localiza sons no espaço (…)
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/102625
Designação: Tese de Doutoramento em Artes, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2025
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