Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102579
Título: | O papel da comunicação empática por e-mail na satisfação e sentimento de pertença da comunidade CPLP em Portugal |
Autor: | Lima, Ema Francisca Martins de |
Orientador: | López, Aníbal |
Palavras-chave: | Empatia Satisfação Sentimento de Pertença Transparência Discriminação Comunicação Migrantes Empathy Satisfaction Sense of Belonging Transparency Discrimination Communication Migrants |
Data de Defesa: | Jun-2025 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Lima, Ema Francisca Martins de (2025). “O papel da comunicação empática por e-mail na satisfação e sentimento de pertença da comunidade CPLP em Portugal”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
Resumo: | A forma como os serviços de apoio à integração comunicam com os imigrantes tem sido
objeto de crescente atenção por parte dos investigadores. Este estudo contribui para essa
literatura ao analisar de que forma o tom da mensagem digital influencia as atitudes e
sentimentos da comunidade migrante. Em particular, investiga-se o impacto de uma
comunicação digital empática (via email) na satisfação dos imigrantes com os serviços
públicos e no seu sentimento de pertença ao país de acolhimento.
Propõe-se que este efeito é mediado pela perceção de transparência e de discriminação.
O estudo recorre a uma abordagem experimental (n = 99), com dados recolhidos através
de um questionário online junto de imigrantes da CPLP a residir em Portugal, utilizando
uma amostragem por conveniência.
Os resultados indicam que a comunicação empática, via email, aumenta a satisfação com
o serviço e o sentimento de pertença dos imigrantes. A transparência percebida revelouse um mediador relevante, reforçando estas relações e promovendo uma ligação mais
positiva entre o cidadão e o Estado. Em contraste, a perceção de discriminação não
apresentou um efeito estatisticamente significativo, sugerindo que poderá estar mais
associada a fatores estruturais do que à comunicação dos serviços públicos. The way in which integration support services communicate with immigrants has been the subject of increasing attention from researchers. This study contributes to this literature by analysing how the tone of digital messages influences the attitudes and feelings of the migrant community. In particular, it investigates the impact of empathetic digital communication (via email) on immigrants' satisfaction with public services and their sense of belonging to the host country. It is proposed that this effect is mediated by perceptions of transparency and discrimination. The study uses an experimental approach (n = 99), with data collected through an online questionnaire from CPLP immigrants residing in Portugal, using convenience sampling. The results indicate that empathetic communication via email increases immigrants' satisfaction with the service and their sense of belonging. Perceived transparency proved to be a relevant mediator, reinforcing these relationships and promoting a more positive connection between citizens and the state. In contrast, the perception of discrimination did not have a statistically significant effect, suggesting that it may be more associated with structural factors than with public service communication. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102579 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DM-EFMLL-2025.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.