Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/102573
Título: Atividades ao ar livre em família: equipamento lúdico em parques urbanos
Autor: Lopes, Mafalda Boavida Roque Santos
Orientador: Dinis, Paulo Alexandre dos Santos
Palavras-chave: design de produto
equipamento urbano intergeracional
desenvolvimento infantil
parque urbano
modularidade
product design
intergenerational urban equipment
child development
urban park
modularity
Data de Defesa: 18-Jul-2024
Editora: Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa
Resumo: O presente projeto debruça-se sobre a atividade de brincar ao ar livre e a sua importância no desenvolvimento infantil, bem como aquisição de capacidades e valores necessários à interação com outras crianças, adultos e na sociedade em geral. Com a pandemia instalaram-se novos hábitos e novas rotinas que ainda perduram. Crianças e famílias refugiaram-se no conforto e na segurança do lar e, neste contexto específico, passaram a dedicar ainda mais tempo aos ecrãs digitais promovendo um estilo de vida mais sedentário e intensificando a dependência destes gadgets, democratizando-se o acesso e a sua banalização em todas as faixas etárias. No sentido de contrariar esta tendência, propõe-se o conceito de um parque urbano intergeracional, onde crianças e adultos poderão partilhar o tempo e as brincadeiras, ao ar livre. Em família, pretende-se que os novos equipamentos sejam apelativos e capazes de influenciar positivamente as crianças e envolver os pais, avós e cuidadores nas dinâmicas do brincar, enquanto realizam uma supervisão proativa e integrada. Para concretizar estas ideias utilizaram-se diversas metodologias. Num primeiro momento realizou-se a revisão da literatura e a recolha de informação sobre os equipamentos existentes no mercado. Ainda na fase exploratória fez-se a análise de casos de estudo e a investigação ativa com a visita de quatro escolas na região da Grande Lisboa e as entrevistas aos especialistas. Utilizou-se também o método Fly on the Wall para realizar o trabalho de campo e a observação do público alvo, em contexto escolar. O desenvolvimento projetual resultou na elaboração de uma proposta de conceito e respetivas maquetes e protótipos de estudo que possibilitaram a validação dos especialistas e, consequentemente, a integração das suas recomendações. O presente projeto confirma a pertinência do tema e a capacidade que as crianças têm de criar novas dinâmicas nas famílias, sendo que a brincadeira passa a incluir também os adultos. Este novo conceito para a fruição dos parques urbanos procura reconquistar o tempo e o gosto pelas brincadeiras despendidos ao ar livre, em detrimento dos espaços fechados e sedentários, em prol da saúde física e mental das crianças e das famílias.
This project focuses on the activity of playing outdoors and its importance for children's development, as well as acquiring the skills and values needed to interact with other children, adults and society in general. With the pandemic, new habits and routines were established that still persist. Children and families took refuge in the comfort and safety of home and, in this specific context, began to spend even more time on digital screens, promoting a more sedentary lifestyle and intensifying dependence on these gadgets, democratizing access and making it commonplace for all age groups. In order to counteract this trend, we propose the concept of an intergenerational urban park, where children and adults can share time and play outdoors. As a family, the aim is for the new facilities to be appealing and capable of positively influencing children and involving parents, grandparents and caregivers in the dynamics of play, while providing proactive and integrated supervision. Several methodologies were used to make these ideas a reality. Firstly, a literature review was carried out and information was gathered on the equipment on the market. Still in the exploratory phase, case studies were analyzed and active research was carried out by visiting four schools in the Lisbon area and interviewing specialists. The Fly on the Wall method was also used to carry out fieldwork and observe the target audience in a school context. The design development resulted in the preparation of a concept proposal and respective mock-ups and study prototypes that enabled the experts to validate and, consequently, integrate their recommendations. This project confirms the relevance of the theme and the ability of children to create new dynamics in families, with play now also including adults. This new concept for the enjoyment of urban parks seeks to recapture the time and taste for play spent outdoors, to the detriment of closed and sedentary spaces, in favor of the physical and mental health of children and families.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/102573
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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