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http://hdl.handle.net/10400.5/102573
Título: | Atividades ao ar livre em família: equipamento lúdico em parques urbanos |
Autor: | Lopes, Mafalda Boavida Roque Santos |
Orientador: | Dinis, Paulo Alexandre dos Santos |
Palavras-chave: | design de produto equipamento urbano intergeracional desenvolvimento infantil parque urbano modularidade product design intergenerational urban equipment child development urban park modularity |
Data de Defesa: | 18-Jul-2024 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | O presente projeto debruça-se sobre a atividade de brincar ao ar livre e a sua importância no
desenvolvimento infantil, bem como aquisição de capacidades e valores necessários à interação com
outras crianças, adultos e na sociedade em geral.
Com a pandemia instalaram-se novos hábitos e novas rotinas que ainda perduram. Crianças e famílias
refugiaram-se no conforto e na segurança do lar e, neste contexto específico, passaram a dedicar ainda
mais tempo aos ecrãs digitais promovendo um estilo de vida mais sedentário e intensificando a
dependência destes gadgets, democratizando-se o acesso e a sua banalização em todas as faixas etárias.
No sentido de contrariar esta tendência, propõe-se o conceito de um parque urbano intergeracional,
onde crianças e adultos poderão partilhar o tempo e as brincadeiras, ao ar livre. Em família, pretende-se
que os novos equipamentos sejam apelativos e capazes de influenciar positivamente as crianças e
envolver os pais, avós e cuidadores nas dinâmicas do brincar, enquanto realizam uma supervisão proativa
e integrada.
Para concretizar estas ideias utilizaram-se diversas metodologias. Num primeiro momento realizou-se a
revisão da literatura e a recolha de informação sobre os equipamentos existentes no mercado. Ainda na
fase exploratória fez-se a análise de casos de estudo e a investigação ativa com a visita de quatro escolas
na região da Grande Lisboa e as entrevistas aos especialistas. Utilizou-se também o método Fly on the
Wall para realizar o trabalho de campo e a observação do público alvo, em contexto escolar. O
desenvolvimento projetual resultou na elaboração de uma proposta de conceito e respetivas maquetes e
protótipos de estudo que possibilitaram a validação dos especialistas e, consequentemente, a integração
das suas recomendações.
O presente projeto confirma a pertinência do tema e a capacidade que as crianças têm de criar novas
dinâmicas nas famílias, sendo que a brincadeira passa a incluir também os adultos. Este novo conceito
para a fruição dos parques urbanos procura reconquistar o tempo e o gosto pelas brincadeiras
despendidos ao ar livre, em detrimento dos espaços fechados e sedentários, em prol da saúde física e
mental das crianças e das famílias. This project focuses on the activity of playing outdoors and its importance for children's development, as well as acquiring the skills and values needed to interact with other children, adults and society in general. With the pandemic, new habits and routines were established that still persist. Children and families took refuge in the comfort and safety of home and, in this specific context, began to spend even more time on digital screens, promoting a more sedentary lifestyle and intensifying dependence on these gadgets, democratizing access and making it commonplace for all age groups. In order to counteract this trend, we propose the concept of an intergenerational urban park, where children and adults can share time and play outdoors. As a family, the aim is for the new facilities to be appealing and capable of positively influencing children and involving parents, grandparents and caregivers in the dynamics of play, while providing proactive and integrated supervision. Several methodologies were used to make these ideas a reality. Firstly, a literature review was carried out and information was gathered on the equipment on the market. Still in the exploratory phase, case studies were analyzed and active research was carried out by visiting four schools in the Lisbon area and interviewing specialists. The Fly on the Wall method was also used to carry out fieldwork and observe the target audience in a school context. The design development resulted in the preparation of a concept proposal and respective mock-ups and study prototypes that enabled the experts to validate and, consequently, integrate their recommendations. This project confirms the relevance of the theme and the ability of children to create new dynamics in families, with play now also including adults. This new concept for the enjoyment of urban parks seeks to recapture the time and taste for play spent outdoors, to the detriment of closed and sedentary spaces, in favor of the physical and mental health of children and families. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102573 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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