Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102562
Título: | MiluuOS |
Outros títulos: | Sistema interativo para auxiliar jovens com autismo nas tarefas diárias |
Autor: | Bica, Vanda Góis |
Orientador: | Machado, Paulo Ignácio Noriega Pinto |
Palavras-chave: | perturbação do espectro de autismo design de interação human-centered design gamificação rotinas diárias autism spectrum disorder interaction design human-centered design gamification daily routines |
Data de Defesa: | 16-Jul-2024 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do
neurodesenvolvimento, caracterizada por padrões restritos nas atividades, exigindo a
manutenção de um conjunto de tarefas padrão na rotina dos indivíduos para evitar
transtornos e ansiedade. À medida que os jogos sérios e as intervenções tecnológicas
se tornam mais relevantes na investigação e terapia do autismo, o aumento dos
estudos sobre tecnologia para o autismo refletem um esforço coletivo para promover a
independência e melhorar os resultados de aprendizagem. No entanto, a maioria desses
estudos visa solucionar o défice de comunicação característico da PEA.
A presente investigação teve como objetivo estudar o design de um sistema para
jovens com PEA, com ênfase nos padrões restritos das atividades diárias, através do
desenvolvimento de um sistema interativo que auxilia jovens com PEA na realização de
tarefas diárias. O desenvolvimento deste sistema foi guiado por princípios de Human-
Centered Design (HCD), Ability-Based Design (ABD) e gamificação. O HCD coloca as
necessidades, preferências e limitações dos utilizadores no centro do processo de design,
garantindo que as soluções desenvolvidas são relevantes e úteis. O ABD foca-se em
adaptar as tecnologias às capacidades dos utilizadores, potenciando as suas habilidades
existentes. A gamificação introduz elementos de jogos para tornar as tarefas diárias mais
envolventes e motivadoras, promovendo uma experiência de utilizador mais agradável e
eficaz.
O projeto desenvolveu-se em três fases principais: na fase exploratória, foi realizada
uma revisão da literatura e entrevistas exploratórias para aprofundar o conhecimento
sobre o tema. Na fase generativa, iniciou-se o processo criativo de desenvolvimento do
sistema, incluindo a criação de esboços, mapas mentais, storyboards, arquitetura da
informação e wireframes, culminando num protótipo semi-funcional. Na fase avaliativa,
foram realizados pré-testes e testes de usabilidade com os possíveis utilizadores,
avaliando a aceitação do protótipo por parte dos jovens, cuidadores e profissionais da
área. Este processo iterativo permitiu refinar o sistema, assegurando a sua eficácia e
adequação às necessidades dos utilizadores.
Como resultado, foi desenvolvido um protótipo semi-funcional de um sistema
interativo centrado na rotina diária de jovens com PEA, integrando uma área dedicada
a cuidadores informais e profissionais. Este sistema visa tornar as rotinas mais leves e
divertidas para os jovens, permitindo a participação dos cuidadores na configuração
personalizada do sistema, adaptando-o às características individuais de cada jovem. No
entanto, para a implementação final deste sistema, seriam necessários estudos com um
horizonte temporal mais alargado, de forma a avaliar a sua eficácia e os benefícios a
longo prazo. The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by restricted patterns in activities, requiring the maintenance of a set of standard tasks in the individuals’ routines to avoid disruptions and anxiety. As serious games and technological interventions become more relevant in autism research and therapy, the increase in studies on technology for autism reflects a collective effort to promote independence and improve learning outcomes. However, most of these studies aim to address the communication deficit characteristic of ASD. The present research aimed to study the design of a system for young people with ASD, with an emphasis on the restricted patterns of daily activities, through the development of an interactive system that assists young people with ASD in carrying out daily tasks. The development of this system was guided by principles of Human- Centered Design (HCD), Ability-Based Design (ABD), and gamification. HCD places the needs, preferences, and limitations of users at the center of the design process, ensuring that the developed solutions are relevant and useful. ABD focuses on adapting technologies to users’ abilities, enhancing their existing skills. Gamification introduces game elements to make daily tasks more engaging and motivating, promoting a more pleasant and effective user experience. The project was developed in three main phases: in the exploratory phase, a literature review and exploratory interviews were conducted to deepen the knowledge on the subject. In the generative phase, the creative process of system development began, including the creation of sketches, mind maps, storyboards, information architecture, and wireframes, culminating in a semi-functional prototype. In the evaluative phase, pre-tests and usability tests were conducted with potential users, evaluating the prototype’s acceptance by young people, caregivers, and professionals in the field. This iterative process allowed for the refinement of the system, ensuring its effectiveness and suitability to users’ needs. As a result, a semi-functional prototype of an interactive system focused on the daily routine of young people with ASD was developed, integrating an area dedicated to informal and professional caregivers. This system aims to make routines lighter and more enjoyable for young people, allowing caregivers to participate in the personalized configuration of the system, adapting it to the individual characteristics of each young person. However, for the final implementation of this system, studies with a longer time horizon would be necessary to evaluate its long-term effectiveness and benefits. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102562 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - FA - 0990040596 - Vanda Bica TM.pdf | 30,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.